Como vender mais na Black Friday? Confira nossas 8 dicas

Vender mais no black friday
6 minutos para ler

Uma dúvida comum entre lojistas é: como vender mais na Black Friday? Afinal, a data incita os consumidores a abrirem a carteira e buscarem ofertas imperdíveis. No entanto, nem todos os negócios conseguem aproveitar a onda e ter um aumento considerável no faturamento.

Neste post, vamos apresentar algumas ações para que você consiga aproveitar a data ao máximo e fazer com que ela traga um excelente resultado, tanto em volume como em valor de vendas. Leia até o final!

Qual a importância da Black Friday?

A Black Friday é um costume dos Estados Unidos, que começou a ganhar força no Brasil a partir dos anos 2000. A data, sempre na última sexta-feira de novembro, tem grandes promoções de produtos e aquece o mercado varejista.

Para os lojistas, a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para recuperar a baixa nas vendas dos últimos meses ou de aumentar o faturamento.

Os lojistas brasileiros já tornaram a Black Friday um costume, e os consumidores esperam pela data para comprar itens que estão desejando, já preparados para comprar mais. Também fazem a comparação de preços e seguem as lojas de preferência antes mesmo da data.

Por isso, os empresários precisam estar prontos para oferecer o melhor atendimento possível, impulsionando as vendas e aproveitando a Black Friday para fidelizar clientes.

Como vender mais na Black Friday?

Para aproveitar ao máximo a oportunidade, vale a pena fazer um planejamento, a fim de preparar toda a estrutura do seu negócio e os funcionários. A seguir, confira as nossas dicas.

1. Prepare-se com antecedência

As pessoas começam a busca de ofertas da Black Friday antes da data oficial, comparando preços e checando cupons.

Por isso, a loja deve estar preparada antes, indo além de um marketing com foco nos descontos e facilidades proporcionados.

Concentre-se também em fazer com que as ofertas sejam encontradas em uma pesquisa no Google, facilitando para quem fizer uma busca por determinado produto. Essa é uma ótima estratégia para concorrer com grandes magazines e alavancar as vendas.

2. Certifique-se da segurança do e-commerce

A segurança da sua loja é importante durante o ano todo, mas, com o aumento de acessos na Black Friday, vale a pena dar uma revisada para evitar problemas.

Por isso, tenha o certificado SSL instalado, exponha os selos de segurança no rodapé do site, e conte com um CDN para entregar o conteúdo com mais rapidez e evitar os ataques de hackers.

3. Capriche na comunicação

O seu negócio pode ser online, sem loja física, mas não precisa se concentrar apenas na divulgação por esse canal. Além das redes sociais, e-mail marketing e campanhas de remarketing, se possível, vale a pena apostar na comunicação offline.

Também é importante pensar nas compras pelo celular. Provavelmente, você já tem uma versão mobile para a sua loja, mas vale pensar também na comunicação por esse meio, com lembretes para o consumidor sobre a aproximação da Black Friday e promoções imperdíveis.

4. Diversifique os meios de pagamento

Uma das causas de abandono de carrinho é a falta do meio de pagamento adequado para o cliente. Segundo dados da Moosend, esse motivo é responsável por 8% de desistência nas vendas.

Identifique se o seu site conta com os principais meios de pagamento, ou busque uma integração com outros meios digitais para oferecer esse serviço de maneira completa.

Lembre-se também de que passar segurança na hora de fechar a compra é outro ponto indispensável. Opte pelo checkout transparente e mecanismos que deixem o consumidor tranquilo para colocar as informações do cartão de crédito.

5. Tenha estoque para o aumento da demanda

Se você realmente oferecer bons descontos e investir na divulgação, prepare-se para ter uma procura bem acima da média. Sua loja precisa estar pronta para isso, tendo produtos suficientes e uma estrutura logística capaz de atender a todos os clientes com qualidade.

Outro detalhe importante é a estrutura do site. O e-commerce tem a capacidade de suportar um grande número de visitas sem cair? A equipe de atendimento está pronta para tirar todas as dúvidas?

Todas essas informações são importantes para o sucesso na Black Friday.

6. Não tente enganar o consumidor

Uma prática que vemos com frequência é o aumento dos valores pouco antes da Black Friday para, na data, simular um desconto que, na verdade, não existe.

Não caia nessa armadilha! Os clientes estão cada vez mais atentos a essas práticas e costumam monitorar os preços antes para detectar variações.

Ao aderir a essa tentativa de fraude, não só você não conseguirá vender, como provavelmente prejudicará a reputação do seu negócio, afetando negativamente o desempenho da loja o ano todo.

7. Tenha cuidado com o frete e a entrega

Lembre-se de que os fornecedores e as empresas de logística também têm um aumento na demanda, graças à Black Friday. Porém, se você não conseguir atender bem o cliente por falta de produto ou atraso na entrega, a responsabilidade é da sua loja.

Por isso, converse antes com os seus parceiros e cheque a capacidade real de entrega e os prazos de transporte. Procure trabalhar com uma margem de segurança, para que a Black Friday não traga problemas de relacionamento com o seu cliente.

8. Disponibilize todas as informações

Muitos clientes aderem às lojas online para fazer as compras na Black Friday, conseguindo, assim, aproveitar as promoções de diversos lugares.

Para isso, é essencial disponibilizar todas as informações sobre os itens, com as especificações técnicas e fotos de alta qualidade, além de dados claros sobre frete e prazo de entrega.

Nesse contexto, vale lembrar que, no ambiente virtual, os consumidores não estão tocando os produtos, por isso a descrição deve ser a mais completa possível.

Sabendo como vender mais na Black Friday, é possível pensar em um planejamento prévio e colocá-lo em prática para garantir o melhor atendimento possível. Clientes que tiverem uma boa experiência provavelmente procurarão a sua loja novamente no decorrer do ano.

Por fim, se precisar de ajuda para o cadastro de produtos, com todos os dados necessários, conte com a Simplus! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Cases de sucesso Simplus
Você também pode gostar

Deixe um comentário