7 dicas para aumentar as vendas das farmácias no fim do ano

Vendas das farmácias
6 minutos para ler

Fim de ano chegando, é o momento de realizar uma análise de como foram os resultados e quais são as estratégias para trazerem melhorias. Dessa forma, é o momento de toda a equipe avaliar os pontos fortes e os pontos fracos, contribuindo para que o ano seguinte seja ainda melhor.

No entanto, nem tudo está de fato encerrado. Ainda existem oportunidades para que as vendas nas farmácias sejam ampliadas nesse último mês, de modo que atraia um público maior e possibilite um relacionamento mais próximo de seus clientes.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas dicas importantes sobre vendas das farmácias. Continue a leitura e saiba mais!

1. Adote um espírito natalino

Farmácias também podem aproveitar esse período de festividades para trazer uma decoração temática ao espaço. No final do ano, clientes gostam de se sentir nesse “espírito natalino”, de forma que os ambientes sejam pensados especialmente para essa época, além de trazerem promoções que sejam idealizadas especificamente para o mês de dezembro (abordaremos sobre elas mais adiante).

Nesse sentido, ofereça um clima agradável, traga enfeites que lembrem o Natal e invista em uma boa iluminação, principalmente na parte da noite. Além disso, mais do que nunca seus profissionais precisam ser orientados para um atendimento otimista, de qualidade e contagiante, uma vez que vai influenciar diretamente para o aumento das vendas.

2. Faça promoções de final de ano

Final de ano é a época propícia para realizar promoções, não é verdade? Nesse sentido, é possível construir uma estratégia bem elaborada para os seus resultados e conquistar a satisfação dos clientes. Nesse sentido, o primeiro passo é ter um objetivo para a sua promoção. Caso o estoque de determinado produto esteja cheio, por exemplo, é um bom indicativo de que o preço pode ser reduzido para o aumento das vendas.

Ou, ainda, quem deseja obter mais lucro em dezembro, pode adotar a estratégia de desconto progresso. Isto é, quanto mais ela comprar, melhor será o diferencial em relação aos preços. Se deseja cultivar a fidelização de clientes mais antigos, as chamadas podem ser mais atrativas para essas pessoas. Caso o objetivo seja fidelizar aqueles que conhecem a sua farmácia há pouco tempo, basta oferecer um percentual para quem acaba de fazer o cadastro em sua base.

Outro ponto importante: é preciso que tenha uma data limite para essa promoção. Novamente, vai depender do seu objetivo. Alguns negócios costumam estendê-las até o mês de janeiro, enquanto outras deixam por apenas uma semana. Independentemente do prazo, analise de forma contínua os resultados e aperfeiçoe pontos que precisam de melhorias.

3. Realize sorteios de Natal

Natal, final de ano… toda essa atmosfera remete a presentes, concorda? Na sua farmácia, não pode ser diferente. Uma estratégia que contribui de forma significativa para o aumento das vendas é a de sorteios. Exemplo de ação que pode ser adotada: na compra de “x produtos”, ganhe um cupom para participar de um sorteio a ser realizado no próximo dia 24/12.

Dessa forma, além de estimular a compra de novos produtos para que atinja o limite preestabelecido, sua farmácia contará com os seguintes diferenciais:

  • liquidar o estoque de produtos, principalmente aqueles que estejam em estoque há mais tempo.;
  • se destacar dos concorrentes;
  • fidelizar clientes;
  • atrair pessoas interessadas;
  • tornar a farmácia mais conhecida.

Uma boa estratégia a ser aplicada é a busca de parceiros e patrocínios. Assim, ambas as lojas podem divulgar uma a outra, além de abrir a possibilidade de oferecer prêmios mais atrativos.

4. Divulgue nas redes sociais

Não podemos apresentar dicas de como aumentar as vendas das farmácias no final do ano sem mencionar o marketing das redes sociais, não é verdade? Para isso, já adote uma identidade visual temática: fotos de perfil, postagens relacionadas ao tema, além de divulgar os produtos em promoção com imagens que facilmente sejam identificadas como comemorativas.

Além disso, adote estratégias diferenciadas para cada canal de comunicação. As funcionalidades do Instagram, por exemplo. Sua farmácia tem a oportunidade de utilizá-las para aumentar o engajamento e a interação do público com a página.

A ferramenta storie é uma boa dica. Nela, o negócio tem a possibilidade de criar enquetes, apresentar a decoração do espaço, além de solicitar aos funcionários da farmácia que deem mensagens positivas aos clientes, gerando uma aproximação ainda maior.

Apesar de todas essas dicas serem importantes para esse período do ano, não deixe de oferecer conteúdo relevante, principalmente relacionados aos principais objetivos e dores de sua persona (representação semi-fictícia do cliente ideal). Dessa forma, mesmo em um período no qual é importante apostar na variedade de materiais relacionados à época, você não deixa a audiência “na mão” no que se refere a dicas e novidades do nicho de atuação.

5. Ofereça continuamente treinamentos aos seus profissionais

Essa dica é válida para o final do ano, mas que deve ser aplicada em qualquer mês do ano. Oferecer constantemente treinamentos aos seus profissionais contribuirá para que eles se sintam mais motivados com a venda, conheçam mais o mercado e tragam um atendimento diferenciado aos seus clientes.

Dessa forma, terão mais respaldo para oferecer conhecimento técnico em relação aos produtos, além de trazer respostas rápidas para as principais dúvidas dos clientes. E os benefícios de oferecer capacitação não param por aí:

  • melhor a produtividade de todo o time, justamente por ter mais conhecimento sobre o negócio e os produtos;
  • reduz a rotatividade de profissionais, contribuindo para um relacionamento mais próximo de seus clientes e trazendo ganhos financeiros para a farmácia (uma vez que contratar e demitir colaboradores gera custos);
  • oferece mais qualidade nos resultados;
  • incentiva o trabalho em equipe;
  • transforma o clima de trabalho, o que contribui de forma direta para a percepção do cliente em relação ao negócio.

Neste conteúdo, você pôde entender como aumentar as vendas das farmácias no final do ano, além de conferir algumas estratégias que podem ser adotadas nos outros meses — de forma que fidelize os clientes e melhore a sua satisfação. Em um mercado tão competitivo, buscar por esses diferenciais é essencial para que você se destaque dos seus concorrentes, além de se tornar cada vez mais autoridade no ramo de atuação.

Conhece alguma outra estratégia? Deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente!

Cases de sucesso Simplus
Você também pode gostar

Deixe um comentário