Transformação digital nas empresas: como acelerar os avanços tecnológicos?

3 minutos para ler

A transformação digital nas empresas é inevitável. Com a tecnologia cada vez mais presente e essencial na nossa rotina, as organizações que não se mantiverem atualizadas vão ficar para trás.

Mas como promover essa atualização sem quebrar a empresa ou desconectá-la das suas missões e valores? Neste post, vamos dar algumas dicas. Confira!

No que consiste a transformação digital nas empresas?

Quando pensamos em transformação digital, relacionamos o conceito à ideia de máquinas e programas de computador. Porém, não se trata disso. Essas são apenas ferramentas, sendo que a transformação é algo muito maior e engloba uma mudança de perspectiva. É um rompimento com a maneira de ver o negócio e a criação de uma postura nova.

Para que a sua organização consiga acompanhar essas mudanças, é preciso enxergá-la de maneira holística, entendendo os processos internos e como eles se relacionam à entrega do produto final e às trocas dentro do mercado. Trata-se de uma adaptação à realidade em que a troca de informações é intensa, e os negócios precisam acompanhar esse novo ritmo.

Como acelerar a transformação digital?

Para implementar essa mudança na sua empresa, é preciso mudar algumas questões internas importantes. Destacamos as principais.

Altere o mindset

Sem uma cultura corporativa voltada às novidades, a transformação digital é quase impossível. Para empresas que ainda são muito tradicionais e apegadas a velhos hábitos, é essencial repensar essa cultura, analisando como os valores da empresa serão adaptados a uma nova realidade.

Promova uma atualização no mindset, sem perder a essência e o que identifica a corporação no mercado.

Engaje os colaboradores

Qualquer mudança requer a participação ativa dos funcionários. Quando falamos de transformação digital, ela não diz respeito apenas à equipe de TI (Tecnologia da Informação) ― requer a participação ativa de todos os setores, que deverão se adaptar a novas ferramentas e criar maneiras diferentes de realizar suas tarefas.

Trabalhe com dados

Um dos grandes trunfos trazidos pela tecnologia é a geração de um enorme volume de dados. Esse recurso, quando bem utilizado, permite a compreensão mais profunda da situação atual da empresa e dá insights poderosos para uma tomada de decisões mais acertada, evitando perdas desnecessárias.

Não ignore essa possibilidade. Aposte na geração de dados e use esse recurso a seu favor.

Conheça as possibilidades tecnológicas

Para aderir à transformação digital, é importante conhecer as ferramentas e saber utilizá-las, como foco nos objetivos do negócio. Podemos citar Inteligência Artificial, Big Data, Cloud Computing, entre outras.

Entenda quais deve adotar, avaliando o que cada uma tem a oferecer. E não se esqueça de manter o radar ligado para conhecer as novidades, afinal, surgem novas tendências e atualizações a todo momento.

Ficou mais claro como promover a transformação digital nas empresas? Você já tem uma ideia de como iniciar esse processo e superar os desafios do seu varejo, sempre com foco nas necessidades dos clientes? Faça uma avaliação cuidadosa e comece a promover essa revolução interna na sua empresa, que bons resultados surgirão como consequência.

Aproveite para conferir este artigo sobre o impacto da transformação digital nos negócios, que traz alguns cases de sucesso como Amazon e Magazine Luiza.

Cases de sucesso SimplusPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário