Trade marketing digital: saiba porque você deve descobrir e se aprimorar sobre isso

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Você sabe o que é trade marketing digital? Por si só, o trade marketing é um conjunto de ações utilizadas nos canais de distribuição de uma empresa com a finalidade de aumentar a percepção de valor do produto e, consequentemente, as vendas.

O trade marketing é importante porque a maioria das decisões de compra são tomadas nos pontos de venda, só que os hábitos dos consumidores estão mudando e se tornando cada vez mais digitais. Por este motivo, neste post, apresentaremos as diferenças entre as formas de fazer trade marketing. Confira!

Diferenças entre trade marketing e trade marketing digital

De uma forma bem direta, o trade marketing tem como seu maior objetivo conquistar o consumidor no ponto de venda. Assim, o cliente compra o seu produto e não o da concorrência. A estratégia utilizada no digital tem a mesma função, mas o foco é no e-commerce.

As estratégias do trade marketing com foco na loja física podem incluir:

  • promoções no ponto de venda;
  • treinamento dos promotores;
  • distribuição dos produtos;
  • ações de merchandising — que envolvam a visibilidade dos produtos.

Já as estratégias utilizadas no ponto de venda digital incluem:

  • oferecer páginas dos produtos com descrições que atraiam o consumidor;
  • realizar campanhas de SEO (Search Engine Optimization);
  • saber lidar com o consumidor omnichannel;
  • fazer ações de marketing e promocionais.

A influência do trade marketing digital frente ao trade marketing físico

Uma das coisas mais comuns que um comprador faz é se informar no ambiente digital antes de realizar a compra. Por esse motivo, os canais de venda precisam estar antenados quanto ao comportamento de quem compra e por quais motivos a compra é realizada.

Por mais que uma empresa se recuse a fazer parte do mundo online, ela está inserida neste ambiente porque essa etapa faz parte da jornada de compra. Sendo assim, qualquer vendedor precisa utilizar o trade marketing digital a seu favor. O objetivo precisa ser promover a melhor experiência de compra ao consumidor independentemente de como ele interaja com a marca, se é pelo desktop, pelo mobile, pelo ponto de venda físico ou por todos eles juntos.

Formas de utilizar o trade marketing digital

Uma das principais formas de utilizar o trade marketing digital para ter uma ativação nas ações da empresa é, como já foi dito anteriormente, conhecer e entender o consumidor. Isso porque ele pode querer, por exemplo, fazer uma compra no e-commerce e retirar o produto enquanto estiver indo para o trabalho. É esse tipo de integração que precisa acontecer.

Essa interação ajuda a atrair novos clientes, fidelizá-los e também a aumentar a notoriedade e o reconhecimento da marca. Uma boa dica é trabalhar com diferentes canais de atendimento nas redes sociais para que o consumidor seja atendido com agilidade quando ele precisar resolver um problema.

Conseguiu entender o que é o trade marketing digital e a importância que ele tem na jornada de compra? É preciso compreender muito bem esse conceito para que seja possível oferecer uma excelente experiência para os consumidores.

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