5 tendências de marketing para potencializar resultados!

6 minutos para ler

Como é comum que ocorra, as tendências de marketing abordadas neste texto são impulsionadas pelo comportamento do consumidor. Por isso, algumas delas sugerem ótimas pistas de como atuar para encantar e engajar os clientes, potencializando os resultados e a fidelização. Continue a leitura e confira!

A transformação digital e as tendências de marketing

Antes de detalhar as tendências para você, é fundamental mencionar a importância de estabelecer relações personalizadas e próximas com o cliente, entendendo o papel dele de protagonista e oferecendo exatamente o que ele busca como solução.

Desse ponto de vista, é preciso compreender que as tendências são geradas pelos hábitos e comportamentos dos consumidores. Ou seja, ainda que as novas tecnologias sejam apontadas como tendências, de certo ponto de vista, elas são um efeito, uma vez que são desenvolvidas como solução para os problemas enfrentados pelas pessoas.

Nesse contexto, a transformação digital é uma mudança que ocorre na sociedade como um todo. Todos nós estamos mais digitais, por assim dizer. Afinal, pesquisamos, interagimos, reagimos e compramos por meio dos ambientes digitais. 

Consequentemente, as tendências são aspectos da transformação digital que merecem atenção das empresas, para que elas possam se alinhar à jornada do consumidor e, desse modo, proporcionar uma melhor experiência de compra e uso.

As 5 tendências de marketing

Com esse olhar mais abrangente sobre as mudanças pelas quais estamos passando, vejamos agora as tendências que separamos para você.

1. VR e AR

VR e AR são, respectivamente, as siglas para realidade virtual e realidade aumentada. Para muitas pessoas, essas tecnologias parecem distantes de ser incorporadas pelas empresas. No entanto, elas são mais viáveis do que a maioria imagina. 

É verdade que a realidade virtual ainda depende da popularização dos óculos usados para exibi-la, mas, ainda assim, essa é uma tecnologia fantástica para ser adotada, seja em treinamentos dos colaboradores, seja em demonstrações de produtos, seja em reuniões comerciais. 

Já a realidade aumentada pode ser usada de forma imediata e variada. Um exemplo é a aplicação feita por algumas indústrias de cosméticos, que adotam a AR em aplicativos de celular. Com seu uso, consumidoras de esmalte para as unhas, por exemplo, podem simular aplicações de cores diversas em suas próprias mãos na tela do celular.

2. Experiência omnichannel

Com o uso dos smartphones, o consumidor também acessa os mais diversos canais a qualquer hora e de qualquer lugar. Se a empresa não estiver representada em algum deles, é esperado que o cliente faça contato com a concorrência. 

Por isso, as empresas se esforçam para figurar nos mais diversos canais, como aplicativos, marketplaces, redes sociais, serviços de mensagem, lojas físicas e outros canais tradicionais. No entanto, a experiência omnichannel não se limita à presença em vários canais, uma vez que é necessário que eles operem com perfeita integração, de modo a permitir um atendimento contínuo e eficiente. 

Por exemplo, uma loja que ofereça a opção de retirada de compras feitas online nas lojas físicas precisa de um bom fluxo de informações sobre essas compras, de modo que o atendente da loja disponha dos dados de que precisa para confirmar a compra e separar o pedido sem ter que fazer todo o processo de modo independente.

Segundo pesquisa da Zendesk, 87% dos respondentes esperam uma experiência melhor, livre de obstáculos para a compra e o relacionamento.

3. Integração em toda a cadeia produtiva

Outra tendência clara, essencial para permitir uma experiência de compra superior, que inclua uma entrega de valor diferenciada, é o esforço conjunto entre fornecedores, indústria, intermediários e varejo. 

Por isso, é determinante garantir um bom nível de integração entre esses agentes por meio de plataformas de cadastro de produtos, uma eficiente estrutura de gestão de fornecedores e um bom alinhamento de propósito entre as equipes envolvidas.

4. Inteligência artificial aplicada aos processos

Para cada uma dessas tendências, a inteligência artificial (IA) pode contribuir como um recurso sofisticado de otimização de resultados. Por exemplo, um sistema de atendimento automatizado pode ajudar a direcionar o cliente para o setor adequado.

Esse tipo de automatização permite que os atendentes humanos foquem os problemas mais difíceis de resolver e as ações mais estratégicas, deixando a parte operacional para os sistemas automatizados. 

No entanto, sem o uso da IA, especialmente aquela com capacidade de aprendizado autônomo, é muito difícil desenvolver um atendimento humanizado. Além disso, a IA opera com a funcionalidade de levantar, tratar e analisar dados sobre desempenho e comportamento, de modo a orientar as ações estratégicas da empresa.

5. Autoatendimento

O autoatendimento é uma tendência apontada pelas pesquisas já faz algum tempo. Segundo informa o Estadão, 86% dos consumidores ouvidos pelo Ibope Inteligência em 2019 desejam o autoatendimento como forma de evitar filas.

Note que, para executar ações simples, como efetuar um cadastro, fazer um agendamento de visita técnica ou mesmo compras de produtos que ele usa habitualmente, é muito mais fácil para o cliente se ele puder acessar uma aplicação simples, intuitiva, ágil e segura. 

No lugar de precisar explicar uma série de detalhes e seguir diversos procedimentos de checagem, o que normalmente ocorre em um atendimento convencional, ele simplesmente digita as informações básicas, sem precisar entrar em filas ou aguardar ao telefone.

Contudo, essa tendência é reforçada pelo fato de o consumidor estar se habituando cada vez mais a esse tipo de atendimento. Depois de muitos casos bem-sucedidos de serviços desenvolvidos com base na lógica do autoatendimento, vários consumidores viveram a experiência de uso desses modelos e, em decorrência, desenvolvem a expectativa de voltar a ter um serviço com a mesma qualidade.

Para concluir, vale ressaltar a importância das tendências de marketing como informação para ajudar a proteger a empresa dos efeitos da velocidade com que novas soluções vêm sendo incorporadas à rotina. 

Afinal, elas aumentam a relevância de estar sempre atento e disposto a testar e conhecer novos produtos, especialmente os elaborados como solução para as demandas geradas pelo movimento da transformação digital.

Fique sempre atento e conte com nossa contribuição. Para garantir o recebimento de conteúdo relevante e atualizado, assine nossa newsletter agora mesmo!

Cases de sucesso SimplusPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário