Tendência de negócios:   A automação industrial e a agilidade nos negócios

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Acompanhar cada tendência de negócios que influencia a sua atividade é fundamental para fazer planos, elaborar estratégias e garantir a competitividade.

Entre as mais marcantes para a indústria e o varejo, está a automação, fundamental para qualquer empresa, independentemente do estágio de maturidade digital em que ela se encontre. Afinal, ela é um requisito de estruturação para que as empresas sigam na direção da Transformação Digital.

Saiba do conceito à prática o que a automação industrial trará para o mercado e sua importância para a inovação.

O conceito de automação industrial

A automação industrial se caracteriza pela execução autônoma de tarefas, procedimentos e processos com a aplicação de um sistema inteligente, que permita o trabalho conjunto entre pessoas e máquinas de modo a dar mais agilidade e qualidade ao processo. 

Além disso, na automação, os softwares e plataformas tecnológicas assumem certo nível de controle na execução de processos com o uso de recursos e dispositivos de monitoramento, como sensores. 

A Transformação Digital e a automação

No cenário atual, no qual a Transformação Digital impacta a forma de desenvolver produtos e conduzir processos nas empresas, a automação tem um papel determinante na viabilização das mudanças em curso.

Isso principalmente se você considerar a automação que se utiliza da inteligência artificial e dos sensores de internet das coisas (IoT). Em conjunto, essas duas tecnologias são capazes de executar e monitorar automações sofisticadas.

No entanto, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica que 73% das indústrias que adotam tecnologias digitais o fazem na etapa de processos. 47% as usam para desenvolver a cadeia produtiva e apenas 33% em novos produtos e modelos de negócio.

O que o estudo revela é que a indústria brasileira se dedica inicialmente a otimização de processos para, em seguida, se mobilizar para elaborar novos modelos de negócio, capazes de entregar soluções melhores para o consumidor.

Os benefícios da automação

Contudo, ainda que a indústria brasileira possa estar atrasada nesse processo, o ganho de produtividade da automação permite um foco mais estratégico, o que pode servir de justificativa para esse movimento inicial.

Alinhamento com processo de Transformação Digital

Parte importante do processo de Transformação digital depende da automação, especialmente na indústria. Com o desenvolvimento e a aumento da velocidade de comunicação na indústria, permitindo um número maior de dispositivos conectados simultaneamente, mais sensores poderão ser usados para monitorar equipamentos, agilizar a manutenção e automatizar os processos.

Nesse contexto, muitas vagas serão assumidas pela tecnologia, seja no chão de fábrica, seja no escritório, transformando e otimizando os processos produtivos. Esse é um movimento da Transformação Digital que não tem volta.

Contudo, ele não ocorre apenas no setor de produção. Envolve a comunicação com o varejo, os sistemas de venda, relacionamento e assistência técnica. Todos eles sofrerão impacto da automação, viabilizando a Transformação Digital. 

Agilidade na rotina

O ganho com agilidade é muito mais uma característica da automação do que propriamente um benefício, pois está intrínseco na aplicação das tecnologias de automação. 

Ou seja, ele tende a ocorrer independentemente da excelência aplicada na implantação. Ainda assim, o seu reflexo positivo na operação da empresa é marcante, especialmente por permitir entregar um serviço mais eficiente ao consumidor.

Diminuição de erros

Imagine quantos erros ocorrem quando um funcionário de um varejista transcreve periodicamente dados sobre um produto de um material gráfico. Ao automatizar parte ou o todo desse processo, disponibilizando e compartilhando essas informações no formato digitalizado, a indústria evita que ocorram erros de digitação. 

Melhora da qualidade

A automação também proporciona ganhos de qualidade ao trabalhar de acordo com o padrão estabelecido e com checagens imediatas. Um bom sistema de automação é capaz de verificar o resultado do processo em tempo real.

Aumento da produtividade

O aumento de produtividade é o ganho mais natural da automação. As máquinas processam dados e executam tarefas mecânicas, principalmente as que exigem força, com muito mais rapidez e eficiência. 

Os exemplos de automação 

Vejamos, nos tópicos abaixo, alguns exemplos de automação. 

Automação de vendas e marketing

A automação de vendas e marketing se dá por movimentos distintos. De um lado, existem eficientes automatizações para disparar e-mails, enviar relatórios de desempenho e publicações simultâneas de conteúdo nas redes sociais e nas páginas da empresa, por exemplo. 

De outro, é cada vez mais comum a aplicação de sistemas de atendimento automatizados — muitas vezes, possibilitando o autoatendimento. Com recursos como assistentes virtuais com inteligência artificial, algumas dessas soluções oferecem alto nível de personalização e um atendimento muito semelhante ao realizado por um profissional humano — até mais eficiente, em alguns aspectos.

Automação de máquinas 

Especialmente na indústria, a automação de máquinas vem sendo adotada em ritmo acelerado e com resultados impressionantes. Sistemas de IoT, por exemplo, são capazes de identificar o aquecimento exagerado da peça de um equipamento, acionando imediatamente a manutenção. 

Algumas indústrias operam sem nenhuma interferência humana no processo de produção, diminuindo erros, tempo de produção e custos envolvidos.

Automação de cadastros

Note que a Transformação Digital e todo o caminho que seguimos em direção a ela fazem com que as empresas precisem operar com uma quantidade maior de canais e unidades, o que tem impacto especial no varejo. 

Além disso, o setor se convenceu de que, para entregar uma experiência superior para o cliente, é fundamental que os processos sejam administrados com base no fluxo de toda a cadeia, e não apenas no de cada empresa participante. 

Nesse aspecto, o erro de um fornecedor pode ter efeito na entrega do produto para o cliente final. Essa realidade torna necessário que a automação de cadastros permita o compartilhamento de dados e informações de forma segura, em tempo real e com facilidade de acesso. 

Como solução, uma plataforma de cadastro de produtos, por exemplo, permite que, de forma automatizada, uma indústria compartilhe dados, imagens, conteúdo promocional e técnico com cada um de seus clientes.

Agora que concluímos nossa reflexão sobre essa importante tendência de negócios, vale a pena se esforçar para mensurar o tempo gasto com, por exemplo, a distribuição manual de informações sobre seus produtos. Esse é um procedimento importante para que você possa analisar o custo de conviver com a falta de automação.

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