Como melhorar o relacionamento com fornecedores? Entenda aqui

relacionamento com fornecedores
6 minutos para ler

A escolha dos parceiros de negócios é essencial para alcançar bons resultados e atingir a meta estipulada, bem como evitar atrasos na entrega, inadimplência e afastar os riscos inerentes à área de atuação.

Nesse sentido, é importante garantir um bom relacionamento com fornecedores. Afinal, um vínculo sólido e concreto entre as empresas parceiras vai influenciar diretamente para o sucesso final e ajuda a solucionar conflitos e manter a competitividade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, você vai conhecer as principais informações sobre como manter e melhorar o relacionamento com fornecedores. Confira!

A importância de ter um bom relacionamento com fornecedores

O bom relacionamento com fornecedores influencia diretamente no sucesso dos negócios. Afinal, fica mais fácil confiar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos no mercado. Isso porque você consegue se comunicar melhor com a empresa parceira, bem como ter acesso à cadeia de produção.

Mas para isso acontecer, é essencial que os fornecedores estejam devidamente alinhados com os objetivos, a missão e os valores da sua empresa. Conheça, a seguir, alguns elementos que devem ser levados em consideração antes da escolha do parceiro de negócios ideal:

  • qualidade e disponibilidade de produto ou serviço;
  • confiança e agilidade nas entregas;
  • elaboração de rotas otimizadas para as entregas;
  • flexibilidade para alterar especificações, prazos e demais itens dos pedidos;
  • bom custo-benefício;
  • preço oferecido que seja justo e condizente com o mercado;
  • certificações de qualidade com relação ao serviço prestado;
  • respeito a normas de segurança;
  • observância aos conceitos de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente;
  • investimento em tecnologias modernas para agilizar os processos;
  • garantia de sigilo das informações.

De qualquer forma, esses critérios podem ser alterados conforme o perfil da empresa e as necessidades do negócio. Nesse sentido, o ideal é conhecer mais sobre a rotatividade dos produtos e as demandas internas da empresa.

Dicas de como melhorar o relacionamento com fornecedores

Confira algumas dicas de como é possível fortalecer o vínculo com os fornecedores.

Exija clareza nas condições acordadas em contrato

Antes de assinar o contrato, avalie as cláusulas e condições que vão guiar a relação entre você e os fornecedores. A negociação deve ser benéfica para ambas as partes e não deve conter cláusulas abusivas ou de difícil cumprimento.

Caso tenha dúvidas ou não esteja certo sobre determinadas condições, o ideal é pedir informações e solicitar maiores esclarecimentos sobre o que consta no contrato. Esse cuidado é essencial para afastar as prestações desarmônicas entre as partes e evitar eventuais dores de cabeça no futuro.

Faça uma avaliação periódica dos fornecedores

A lista de fornecedores deve ser avaliada com frequência. Desse modo, você consegue ter uma noção mais ampla sobre o perfil de cada um e pode identificar se eles estão aptos a continuar oferecendo um bom serviço de fornecimento de serviços e produtos.

Para isso, você deve avaliar o tempo gasto entre as encomendas e a entrega, se os prazos estão sendo cumpridos, a agilidade no procedimento de troca das mercadorias, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o tipo de suporte fornecido etc.

Utilize o Benchmarking

O Benchmarking é uma técnica de avaliação do negócio que consiste na análise e comparação com os serviços prestados e produtos oferecidos pela concorrência. Desse modo, fica mais fácil perceber o que falta no seu negócio e os pontos de falhas que merece melhorias. A partir daí, é possível saber que deve ser incluído, para melhorar o desempenho.

O pilar é utilizar os cases de sucesso de outras empresas como o maior exemplo para pautar as suas ações. Os modelos podem ser usados como referência de bom desempenho para identificar as técnicas mais adequadas e demais procedimentos.

Invista na tecnologia para alinhar processos

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para fortalecer o relacionamento com fornecedores e melhorar os resultados. Essas ferramentas modernas têm o poder de alinhar as etapas de produção. A partir daí, se torna mais fácil pontuar gargalos e falhas, avaliar possíveis ameaças e então, atuar para eliminar esses riscos.

Busque estabelecer uma relação ética e transparente

A relação com os parceiros de negócios deve sempre ser pautada na verdade e transparência das informações. Afinal, deve ser criado um vínculo baseado na confiança mútua. Caso contrário, há grandes chances de rompimento desse relacionamento, levando até mesmo a prejuízos financeiros.

Faça a gestão de cotações

A gestão de cotações é um procedimento essencial ante de fechar qualquer contrato. Afinal, é nesse momento que o contratante analisa as condições oferecidas pelo fornecedor, como o prazo de entrega, a existência de uma equipe de suporte. A partir da análise desses fatores, fica mais fácil identificar o parceiro que traz o melhor custo-benefício.

É importante deixar claro que não se deve analisar apenas o valor estipulado pelo fornecedor. É possível negociar as condições. Além disso, não se deixe levar somente pelo menor preço. Afinal, o barato poderá sair caro e você pode estar contratando com um parceiro que não vai efetivar bons serviços.

Controle de custos

As melhorias no relacionamento com os parceiros também têm o potencial de controlar os custos e proporcionar economias. Afinal, abre-se a oportunidade de negociar a compra de insumos, matérias prima e outros itens, conseguindo bons descontos. Por outro lado, a ausência de um relacionamento efetivo e concreto com os fornecedores pode levar à falta de liberdade na negociação e o fechamento de negócios pouco vantajosos.

Como deu para perceber, manter um bom relacionamento com fornecedores é essencial para oferecer serviços e produtos finais de qualidade. Além disso, é um requisito para agregar valor à empresa, conquistar a confiança dos clientes e alcançar mais vendas. Para isso, o ideal é investir em um sistema de gestão com recursos específicos que consigam melhorar a comunicação com os parceiros de negócios, integrar os processos e conseguir alinhar as etapas de produção.

Quer se antecipar às demandas do mercado? Você entendeu a importância de manter um bom relacionamento com os fornecedores? A sua empresa já está atenta a isso? Deixe um comentário abaixo com a sua dúvida sobre o assunto ou contando a sua experiência!

Cases de sucesso Simplus
Você também pode gostar

Deixe um comentário