7 dicas de redução de custos logísticos para adotar na empresa

redução de custos logísticos
7 minutos para ler

A logística é um dos processos mais importantes de um negócio e tem influência direta na satisfação dos clientes e nas receitas. Sendo assim, ter uma gestão eficiente, bem planejada, executada e com foco na redução de custos logísticos é essencial.

As etapas de armazenamento, distribuição e transporte sempre geram gastos adicionais que representam um risco para o orçamento empresarial — cenário que demonstra a necessidade de investir em métodos para reduzir custos no setor.

Se você deseja aperfeiçoar a gestão logística na sua empresa e contribuir para alcançar melhores resultados, vamos ajudar! Confira neste post 7 dicas valiosas para a redução de custos logísticos e saiba como ter operações eficientes e bem-planejadas!

A importância de reduzir os custos logísticos

Ter um processo logístico eficiente é primordial para qualquer empresa, principalmente para aindústria farmacêutica. Para tanto, a gestão deve atuar de forma planejada, encontrando a harmonia entre o desempenho e os custos.

Dessa forma, toda empresa que deseja alcançar o sucesso de forma sólida deve ter atenção a redução de custos em todas as etapas logísticas, como o transporte, armazenamento, embalagens, tecnologias e mão de obra.

Ou seja, controlar os custos variáveis, fixos e evitar gastos desnecessários é determinante para o planejamento financeiro empresarial. Sobretudo, para evitar prejuízos e garantir uma gestão eficiente e com foco nos resultados.

Sendo assim, a redução de custos logísticos contribui para otimizar as receitas e proporcionar maior controle sobre todas as etapas operacionais. Além de ser decisivo para desenvolver estratégias para aprimorar os serviços e proporcionar uma experiência agradável para clientes e funcionários.

7 dicas para a redução de custos logísticos

O processo para reduzir custos deve ser realizado de forma planejada, para evitar comprometer a qualidade dos serviços. Para tanto, é preciso conhecer bem as operações e custos logísticos e definir objetivos realistas.

No entanto, reduzir custos de um setor importante como a logística nem sempre é uma tarefa simples, e exige esforços e ações precisas dos gestores. Veja dicas relevantes para ajudar a gerenciar melhor os processos logísticos e reduzir custos com eficiência!

1. Crie um planejamento

O primeiro passo para reduzir custos com sucesso é definir um planejamento cuidadoso, estudando profundamente os processos e gastos atuais com o setor. É preciso conhecer a rotina, profissionais envolvidos, rotas e levantar dados sobre a realidade da empresa.

O planejamento deve ser abrangente e considerar todas as etapas do setor logístico, mesmo as atividades que, a princípio, pareçam irrelevantes. Assim, você pode estabelecer os objetivos e estudar as melhores estratégias para melhorar a gestão.

2. Mapeie os processos

A melhor forma para conhecer os pontos fortes e fracos dos seus processos internos é por meio de um mapeamento criterioso. Dessa forma, o gestor conhece a situação real na logística em relação à mão de obra, custos, desempenho e outras informações.

Portanto, faça um mapeamento completo dos processos logísticos da empresa, desde as pequenas movimentações internas, até a entrega de um produto ao cliente. Considere as rotas, equipamentos e veículos envolvidos para ter dados completos e embasar melhor as decisões.

3. Conheça bem os custos

O conhecimento dos custos atuais com o setor logístico é uma das etapas mais importantes do processo de redução de gastos. Funciona como um ponto de partida e auxilia a medir a eficiência das ações, identificando em valores reais o que foi reduzido.

Em outras palavras, conhecer bem os custos da logística é crucial para orientar as ações para pontos estratégicos do processo. Ou seja, reduzindo os custos mais relevantes e partindo para aperfeiçoar todo o processo.

4. Use formas alternativas de entrega

Em algumas situações, a entrega de produtos deve ser feita de forma inteligente, ou seja, utilizando meios mais econômicos para cumprir os objetivos. Por exemplo, se o produto tem um volume menor, é mais vantajoso fazer o frete por meio alternativo e veículos menores, como motos ou carros utilitários.

5. Aposte nas ferramentas analíticas

Toda gestão eficiente conta com o uso de ferramentas analíticas para monitorar o desempenho e observar a eficácia das ações para redução de custos. Trata-se de indicadores que auxiliam a identificar pontos que estão indo bem, e os que precisam de atenção especial.

Sendo assim, invista no monitoramento dos indicadores e use ferramentas analíticas para aprimorar a gestão logística e reduzir custos com excelência. Assim, você pode ter processos econômicos e altamente eficientes.

6. Preveja a demanda

A previsão de demanda é uma metodologia essencial para agir de maneira preventiva e estratégica para reduzir os custos logísticos. Com base nos dados comerciais, do estoque e do mercado é possível prever cenários futuros e direcionar a ações atuais.

Ao saber a demanda por determinados produtos, você terá maior clareza para dimensionar os processos logísticos e procurar formas para economizar. Portanto, investir na previsão de demandas é uma ótima alternativa para reduzir custos.

7. Invista em automação

Embora a automação de processos exija investimentos iniciais, é uma opção que proporciona benefícios importantes para o negócio. Entre os mais significativos, está a redução de custos operacionais com mão de obra e movimentações, além de otimizar o trabalho da equipe.

Dessa maneira, ser inovador e investir na automação dos processos logísticos contribui para impulsionar os resultados. Sobretudo, para elevar a produtividade, agilidade e gastar menos em todas as etapas.

Plataforma Simplus: ideal para ajudar a economizar

O avanço da tecnologia e serviços digitais proporcionam vantagens imprescindíveis para os negócios, tornando-os mais eficientes e econômicos. Pode-se dizer que é uma vantagem competitiva indispensável para a sobrevivência e sucesso de uma empresa.

A Plataforma da Simplus é uma ferramenta moderna, integrada e inovadora, que auxilia fornecedores e varejistas a alcançar resultados surpreendentes. Permite o cadastro, gestão e distribuição de dados e ativos digitais dos produtos para facilitar a divulgação e a venda.

Com dados de qualdidade sobre os produtos é possivel reduzir custos logísticos com maior eficiência e, para isso, a Simplus oferece recursos essenciais — a platafomra permite ter medidas exatas para dimensionar melhor o estoque e entregras, evitando a utilização dados errados, que sempre elevam os custos.

Além disso, a plataforma padroniza as descrições dos produtos para otimizar a organização de lançamentos. Ou seja, é ideal para atender os prazos determinados pela gestão e garantirprocessos logísticos planejados e eficientes.

Aderir à plataforma da Simplus proporciona diversos benefícios para a indústria farmacêutica, como:

  • cadastro completo deprodutos;
  • Inserção de lançamentos com agilidade;
  • portfólio completo e atualizado;
  • diminuição de rejeição nas entregas;
  • redução de trabalhos manuais;
  • melhor desempenho nas vendas;
  • interface simples e prática.

Como você percebeu, a redução de custos logísticos é uma atividade que precisar ser realizada de uma maneira bem planejada e merece atenção especial. Portanto, agora que viu dicas relevantes, não deixe de investir em metodologias para garantir resultados cada vez melhores para o seu negócio.

Gostou do post? Se você deseja saber como otimizar a gestão da sua empresa e contar com facilidades únicas, não perca tempo!Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar! 

Cases de sucesso Simplus
Você também pode gostar

Deixe um comentário