Entenda qual a importância e como criar um bom portfólio de produtos

6 minutos para ler

Um bom portfólio de produtos é fundamental na comunicação entre a indústria e o varejo, que também pode usá-lo como guia de exibição em caso de vendas online. Além de facilitar o trabalho de divulgação, essa ferramenta é uma forma de se compartilhar e padronizar as mensagens de marketing.

Além disso, essa uniformização garante que a comunicação seja fixada na mente do consumidor, que memoriza os detalhes que diferenciam os produtos à medida que a mensagem é repetida para ele, logo, trata-se de um documento importante e fundamental nos negócios.

Quer saber mais a respeito do portfólio de produtos, como montá-lo e usá-lo de forma estratégica? Continue a leitura e confira as dicas que separamos para você. Aproveite essas vantagens que listamos e construa um bom material de trabalho.

O que é portfólio de produtos?

Normalmente, o termo portfólio é usado para designar um conjunto de trabalhos realizados, a fim de se comprovar a qualidade do produto e/ou o talento do profissional — como os usados por fotógrafos, agências, redatores e publicitários —, bem como para fazer referência a coleções de peças e objetos. 

Contudo, toda indústria tem um conjunto de produtos que pode ser visto como um portfólio, logo, o nome é usado para descrever, também, uma forma organizada e profissional de apresentação desses itens, sendo uma ferramenta da gestão na indústria.

Na atualidade, o portfólio é muito mais do que um material com forte apelo visual e publicitário; ele fornece dados detalhados para clientes, distribuidores e revendedores, permitindo que eles se baseiem nesse conjunto de informações para conhecer e divulgar os produtos de forma minuciosa, customizada e funcional.

Como montar um bom portfólio?

Apesar de ser usado em várias profissões, para produtos e serviços, a forma de montagem de um portfólio pode variar muito, a depender da função de sua aplicação. Vejamos, então, em que você deve se concentrar na montagem de um portfólio de produtos, especificamente.

Seja estratégico

Seu portfólio pode, simplesmente, reunir, classificar e exibir produtos, mas não se trata de uma boa opção, uma vez que é possível obter um retorno muito melhor com uma abordagem mais estratégica. Diante disso, comece relacionando os seus objetivos com a construção do conteúdo sobre os seus produtos. De acordo com essas intenções e metas, será mais fácil pensar e desenvolver os detalhes. 

Pense nesse material como uma ferramenta de gestão que tem tarefas, objetivos e atribuições muito importantes nas empresas. Controlar o ciclo de cada item para saber em qual focar as ações de divulgação, qual deixar de comercializar e com qual passar a trabalhar, por exemplo, é uma prática que está entre as tarefas mais importantes de uma empresa — industrial ou de varejo.

Valorize a imagem

A qualidade da imagem, uma boa produção e uma finalização adequada são alguns dos aspectos de preocupação com o design. Pense sempre em termos de aplicação; ou seja, além da forma que a imagem vai figurar no portfólio, é preciso considerar o uso que as pessoas farão dela.

Um cliente final pode desejar publicar determinada imagem em uma rede social? O varejo vai usar para divulgação online? Uma agência pode precisar dela para criar uma peça publicitária? Todas essas informações são importantes para se determinar as características do arquivo disponibilizado, seja o tamanho, seja o tipo.

Garanta a informação

Um portfólio não é feito apenas de imagens e trocas visuais. Mesmo na apresentação de um fotógrafo é preciso incluir mensagens de detalhamento por escrito, ainda que o destaque esteja concentrado no visual.

Contudo, no caso de produtos, especialmente os mais técnicos, em que algumas características imperceptíveis são importantes, como a quantidade de sal em um xampu ou de minerais em um complemento alimentar, as informações fazem uma grande diferença no portfólio.

Organize de acordo com o uso e a importância 

A depender do uso e da finalidade do seu portfólio, ele deve ser organizado de uma forma específica. Os produtos mais consultados e importantes, por exemplo, merecem destaque e precisam ser encontrados com facilidade. Informações fiscais, controles de rastreamento, validade e armazenamento, por sua vez, também podem influenciar a sua apresentação.

Garanta a atualização

Um portfólio atualizado é muito mais útil para quem o consulta. Com o tempo, imagens e dados antigos tendem a desmotivar novas consultas, uma vez que aqueles que buscam por informação perdem a confiança no material. É como ler um jornal antigo, com notícias atrasadas. Se isso ocorrer repetidamente, em um determinado momento, a audiência da publicação deixará de consultá-la, e especialmente no ambiente online, as pessoas não toleram dados ultrapassados.

A tecnologia está nos acostumando com alterações ágeis, em tempo real, o que elimina a perda de tempo, melhora a confiabilidade da informação e permite reações rápidas às mais diversas demandas e ações, como pensar em uma promoção para divulgar um produto recentemente lançado e que acabou de ser incluído no portfólio.

Conte com a Simplus

O sistema da Simplus auxilia na elaboração e facilita o compartilhamento de um portfólio de produtos. O cadastro dos dados é feito uma única vez e as informações são distribuídas com consistência, padronização e acuracidade. Além disso, devido à alta demanda por registros dos produtos para diversos fins (planogramas, e-commerce, encartes), a empresa conta com uma biblioteca de imagens em alta qualidade e diferentes ângulos para ações de marketing.

Diante disso, a Simplus elimina todo e qualquer retrabalho ao capturar, produzir, centralizar e validar todas as informações de seus produtos, formando um portfólio com imagens diferenciadas em uma plataforma única.

Entre as vantagens, podemos destacar: 

  • armazenamento de dados de cadastro;
  • imagens atualizadas, completas e acuradas;
  • aumento da agilidade nos processos;
  • melhoria da produtividade;
  • facilitação do acesso do varejista aos detalhes dos produtos;
  • alteração, em tempo real, de mudanças nas especificações e de inclusão de novos produtos;
  • classificação e validação de informações fiscais;
  • maior detalhamento de informações, favorecendo a experiência de consumo;
  • informações sobre pesos, medidas e outros detalhes importantes para a logística;
  • padronização;
  • imagens para todos os fins: como planogramas, encartes, e-commerce etc.;
  • classificação de produtos por categorias.

Desse modo, com o Sistema da Simplus, o seu portfólio de produtos ganha em qualidade, agilidade e produtividade, melhorando, assim, a lucratividade e as vendas. O melhor de tudo é que o retorno do investimento que você precisa fazer é rápido e facilmente verificável, comprovando os benefícios da sua decisão. 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais detalhes sobre o assunto e as nossas soluções? Então, entre em contato com a gente!

Cases de sucesso Simplus
Posts relacionados

Deixe um comentário