Como fazer o lançamento de produtos no varejo? Confira nosso checklist

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Todo lançamento de produtos começa com atividades prévias e, quem sabe, com um pouco de suspense para despertar curiosidade e interesse do público. Existem exemplos fabulosos de ideias muito criativas, que engajaram multidões e fortaleceram marcas dos mais diversos produtos, mas há algo de novo sobre o tema!

Atualmente, os bons lançamentos se configuram como uma grande ação de engajamento, o que depende da tecnologia certa aplicada de modo a entregar o máximo de valor para o consumidor — uma característica da Transformação Digital. Esse objetivo é almejado e trabalhado pelas grandes marcas, mas está ao alcance de empresas de todos os portes, que agora podem contar com ótimos recursos, como os de uma plataforma de lançamento de produtos, por exemplo. 

Quer saber por onde começar e como lançar produtos de sucesso? Siga com a leitura e confira!

Dedique-se ao pré-lançamento

Nenhum lançamento pode ser bem sucedido sem um planejamento prévio, que é a etapa que permite uma elaboração estratégica do processo e uma melhor gestão do tempo. Essa fase envolve pesquisas, testes e análises de dados sobre o mercado, o público e os parceiros de varejo.

Esse é o momento do responsável pelo lançamento conhecer tudo sobre o produto a ser lançado e, especialmente, sobre como ele resolve os problemas do cliente. Evidenciar isso é o que permitirá engajar o público e aproveitar esse envolvimento para potencializar os resultados.

Defina uma persona

Naturalmente, o pré-lançamento começa pela definição da persona para quem será preciso comunicar essa solução. Ela é um personagem que representa o seu cliente. Embora não seja real, uma vez que não é o retrato de um cliente específico, ela também não é fictícia, porque procura reunir as características marcantes e comuns entre a maioria dos consumidores. 

Desse modo, representa uma imagem coletiva do cliente, permitindo que a comunicação do lançamento flua como uma conversa com ele, garantindo maior aproximação e receptividade.

Estude o mercado

Estudar o mercado envolve uma série interminável de variáveis de influência no seu resultado. Por isso, é fundamental que você consiga o máximo de precisão na sua avaliação, uma vez que nem todas essas intervenções poderão ser observadas — isso sem considerar que elas podem mudar rapidamente.

Para um bom lançamento, o essencial é saber o tamanho do mercado, o nicho que você deseja atingir, qual a resistência que pode encontrar da concorrência, de que modo sua marca está posicionada no cenário competitivo e quais as oportunidades e ameaças a que o novo produto estará submetido.

Defina indicadores de desempenho

O seu planejamento de lançamento vai conter metas, que precisam ser acompanhadas. Os indicadores cumprem justamente a função de verificar se os objetivos parciais foram atingidos até mesmo durante o lançamento. Isso permite fazer correções no percurso com o objetivo de aprimorar os processos envolvidos e de se adaptar às reações do consumidor, uma vez que algumas delas provavelmente não serão previstas.

Prepare o mercado

Um pouco de expectativa ajuda a criar curiosidade sobre o seu lançamento. Use isso a seu favor e também procure meios de esclarecer aspectos que podem não estar suficientemente claros para o consumidor. Os produtos inovadores podem exigir que o cliente seja educado sobre eles, para que possa entender os benefícios da compra e do uso.

Aproveite as oportunidades do lançamento de produtos

Terminado o planejamento, é o momento de aproveitar o bom trabalho feito previamente e extrair todo o potencial de resultado e engajamento. Isso começa com a execução da divulgação, aplicação da tendência de automação e continua na fase de relacionamento, que é posterior ao início da comercialização.

Divulgue o novo produto

Se você fez um bom planejamento, não terá dificuldade de executar a divulgação com base em testes e pesquisas, fundamentais para elaborar o plano. Com o uso das redes sociais, aplicativos e outras ações de marketing digital, você pode buscar incentivar o engajamento das pessoas, o que é favorecido por produtos ou modelos inovadores, mas é sempre efetivo diante de qualquer novidade capaz de agradar o público.

Marque o momento

Um lançamento sem uma atividade que marque a data, como uma inauguração ou um evento de apresentação, não tem o mesmo efeito para o público. Mesmo que a verba não seja suficiente para algo grandioso, como sempre acontece com o lançamento do próximo iPhone, você pode usar a criatividade para pensar alternativas mais baratas, que podem ocorrer até virtualmente.

Envolva os parceiros

Influenciadores digitais, clientes importantes e especialistas em áreas relacionadas ao seu lançamento não podem ficar de fora. Além de ajudarem muito na divulgação, esses profissionais transmitem confiança e credibilidade ao produto e a sua marca, desde que gozem de boa reputação junto ao seu público. 

Aplique ações de pós-lançamento

Assim como as atividades prévias, as posteriores são fundamentais para garantir o melhor proveito do seu lançamento, especialmente as vendas. Principalmente porque as pessoas não memorizam todas as informações em um primeiro momento, e nem sempre decidem por uma compra imediata. Algumas precisarão de mais tempo, outras de menos, mas é fundamental que todas recebam atenção posterior.

Enquanto se dedica a isso, observe os dados e informações gerenciais, especialmente os indicadores, para identificar o que funcionou, o que deve ser reforçado e o que precisa ser corrigido. Afinal, você definiu os indicadores de desempenho no pré-lançamento para não precisar adivinhar suas prioridades.

Use uma plataforma de lançamento de produtos

O cadastro de produtos nos sistemas de varejistas e distribuidores é uma atividade rotineira para os seus fornecedores, que administram fichas diferentes para cada varejo e informações dispersas. Atualmente, esse problema é agravado pela necessidade de disponibilizar imagens para planogramas, encartes, ambientes digitais e os mais diversos canais, que agora precisam estar integrados em um modelo de omnichannel.

Se no dia a dia a gestão de imagens e informações sobre os produtos já é um desafio, ele é potencializado nas situações de lançamento, que exige reforço de imagem e acesso fácil aos detalhes. Antecipar o cadastro é, portanto, um requisito para engajar distribuidores e clientes de varejo no lançamento de um produto. Uma boa plataforma de lançamento de produtos é uma tendência em uso, que ajudará nisso com:

  • imagens e dados atualizados, completos e acurados;
  • agilidade e produtividade no cadastramento;
  • fácil acesso;
  • disponibilização de informações fiscais;
  • informações necessárias à logística;
  • padronização na descrição;
  • uso de imagens de qualidade e facilmente acessíveis por meio da plataforma;
  • produtos perfeitamente organizados por categorias.

Além dos aspectos mais operacionais de um lançamento, considere que, especialmente no ambiente digital, a imagem precisa vender o produto. Visualizações em 360° e o conceito de hero images são ótimos exemplos de como disponibilizar esses conteúdos. Caso seja uma informação nova para você, as hero images disponibilizam informações que esclarecem para o consumidor detalhes do produto, como suas propriedades e aplicações.

Desse modo, evita-se aquelas situações nas quais o usuário de um e-commerce seleciona um produto e, quandro abre a página com as fotos do item, não consegue visualizar os detalhes importantes para que decida pela compra ou escolha a versão que ele precisa. O impacto na experiência de compra é inegável.

Assim, podemos concluir que o lançamento de produtos consiste da execução de uma série de etapas prévias que, em conjunto com uma boa plataforma de lançamento de produtos, oferecem suporte à execução de um lançamento mais efetivo e perfeitamente monitorado. Tudo isso facilita a sinergia entre canais e parceiros com o compartilhamento eficiente de informação padronizada, segura e de fácil utilização.

Entre em contato conosco para conhecer a plataforma de lançamento de produtos ideal para ajudar no seu lançamento!

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