Como fazer o lançamento de produtos no varejo? Confira nosso checklist

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Todo lançamento de produto começa com atividades prévias e, quem sabe, com um pouco de suspense para despertar curiosidade e interesse do público. Existem exemplos fabulosos de ideias muito criativas, que engajaram multidões e fortaleceram marcas dos mais diversos produtos, mas há algo de novo sobre o tema!

Atualmente, os bons lançamentos se configuram como uma grande ação de engajamento, o que depende da tecnologia certa aplicada de modo a entregar o máximo de valor para o consumidor — uma característica da Transformação Digital. Esse objetivo é almejado e trabalhado pelas grandes marcas, mas está ao alcance de empresas de todos os portes, que agora podem contar com ótimos recursos, como os de uma plataforma de lançamento de produtos, por exemplo.

Quer saber por onde começar e como lançar produtos de sucesso? Siga com a leitura e confira!

Dedique-se ao pré-lançamento

Nenhum lançamento pode ser bem-sucedido sem um planejamento, que é a etapa que permite uma elaboração estratégica do processo e uma melhor gestão do tempo. Essa fase envolve pesquisas, testes e análises de dados sobre o mercado, o público e os parceiros de varejo.

Esse é o momento do responsável pelo lançamento conhecer tudo sobre o produto a ser lançado e, especialmente, sobre como ele resolve os problemas do cliente. Evidenciar isso é o que permitirá engajar o público e aproveitar esse envolvimento para potencializar os resultados.

Defina uma persona

Naturalmente, o pré-lançamento começa pela definição da persona para quem será preciso comunicar essa solução. Esse é o primeiro passo para a marca que deseja realizar esse tipo de procedimento. Ela é um personagem que representa o seu cliente ideal. Trata-se de uma figura que apresenta características, hábitos e personalidade imaginados, mas não inventados do acaso.

A figura da persona é criada com base em uma pesquisa de mercado, por meio de entrevistas, análise de questionários e a observância dos hábitos de consumo. Trata-se de um retrato de um padrão de comportamento semelhante entre o público-alvo. Desse modo, representa uma imagem coletiva do cliente, permitindo que a comunicação do lançamento flua como uma conversa com ele, garantindo maior aproximação e receptividade.

Estude o mercado

Estudar o mercado envolve uma série interminável de variáveis de influência no seu resultado. Por isso, é fundamental que você consiga o máximo de precisão na sua avaliação, uma vez que nem todas essas intervenções poderão ser observadas — isso sem considerar que elas podem mudar rapidamente.

Para um bom lançamento, o essencial é saber o tamanho do mercado, o nicho que você deseja atingir, qual a resistência que pode encontrar da concorrência, de que modo sua marca está posicionada no cenário competitivo e quais as oportunidades e ameaças a que o novo produto estará submetido.

Analise a concorrência

Saber mais sobre as concorrentes é um fator que influencia diretamente no sucesso do seu negócio. Afinal, quando você investiga mais sobre as empresas que atuam no mesmo nicho que o seu, você tem um maior conhecimento de mercado, pois sabe as estratégias que elas adotam para se destacar perante o público e como fazem isso, além de ser uma maneira de evitar fracassos.

Desse modo, fica mais fácil fazer a precificação dos produtos e planejar as estratégias de lançamento da sua marca. Por isso, observe os métodos utilizados pelas empresas que já estão no mercado e veja se o produto é semelhante com o que a sua marca pretende lançar.

Caso a resposta seja positiva, você deve pensar em criar pontos de diferenciação. Isso significa que o seu produto deve ter um diferencial que o faça se destacar entre os demais itens que são comercializados no mercado. Estamos falando de preço, características do produto, suporte pós-venda, experiência de compra etc.

Defina indicadores de desempenho

O seu planejamento de lançamento vai conter metas, que precisam ser acompanhadas. Os indicadores cumprem justamente a função de verificar se os objetivos parciais foram atingidos até mesmo durante o lançamento. Isso permite fazer correções no percurso com o objetivo de aprimorar os processos envolvidos e de se adaptar às reações do consumidor, uma vez que algumas delas provavelmente não serão previstas.

Elabore uma análise SWOT

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats ou Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que os gestores costumam utilizar para entender melhor como anda os negócios da empresa.

Por meio da matriz SWOT, é possível obter um diagnóstico completo sobre a situação do negócio e conhecer os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Esse procedimento é bastante útil para potencializar os ganhos e, ao mesmo tempo, identificar erros e prevenir falhas, que poderiam colocar em risco o desenvolvimento da empresa.

Prepare o mercado e gere expectativa

A etapa de pré-lançamento é crucial para a conquista do público e para que o início da divulgação ocorra da melhor maneira possível. Caso esses procedimentos tenham sucesso, o lançamento, em si, já será facilitado, uma vez que as pessoas estarão mais abertas e interessadas no produto.

O mercado precisa estar preparado para as ações que estão por vir. Nesse sentido, proporcionar um pouco de expectativa nos consumidores ajuda a criar uma curiosidade sobre o lançamento do produto. Use isso a seu favor. Além disso, também procure meios de esclarecer aspectos que podem não estar suficientemente claros para o consumidor.

Os produtos inovadores podem exigir que o cliente obtenha um maior conhecimento sobre as especificações técnicas, recursos e funcionalidades, de modo que possa entender os benefícios da compra e do uso.

Assim, por exemplo, caso disponha de um amplo banco de dados e softwares com essa funcionalidade, é possível analisar as informações sobre o público, como necessidades, expectativas, dores e anseios. Dessa forma, você terá condições de montar o planejamento para realizar o lançamento dos produtos de modo mais eficiente e adequado, com maiores chances de gerar uma expectativa maior no seu público-alvo e a estratégia ser um sucesso.

Um outro exemplo, nesse sentido, é a aquisição de teasers e equipamentos que realizam a contagem regressiva até a data do evento, pois eles proporcionam uma experiência efetiva para o público e fazem com que esse evento ganhe maiores proporções.

Cuidados que devem levados em consideração

Infográfico: checklist de lançamento de produtos

O lançamento de produtos no mercado pressupõe a observância de alguns procedimentos. Esse cuidado será fundamental para garantir a segurança e propiciar as condições para que a estratégia seja um verdadeiro sucesso para a marca.

Aproveite as oportunidades do lançamento de produtos

Terminado o planejamento, é o momento de aproveitar o bom trabalho feito previamente e extrair todo o potencial de resultado e engajamento. Isso começa com a execução da divulgação, aplicação da tendência de automação e continua na fase de relacionamento, que é posterior ao início da comercialização.

Divulgue o novo produto

Se você fez um bom planejamento, não terá dificuldade de executar a divulgação com base em testes e pesquisas, fundamentais para elaborar o plano. Com o uso das redes sociais, aplicativos e outras ações de marketing digital, você pode buscar incentivar o engajamento das pessoas, o que é favorecido por produtos ou modelos inovadores, mas é sempre efetivo diante de qualquer novidade capaz de agradar o público.

Marque o momento

Um lançamento sem uma atividade que marque a data, como uma inauguração ou um evento de apresentação, não tem o mesmo efeito para o público. Mesmo que a verba não seja suficiente para algo grandioso, como sempre acontece com o lançamento do próximo iPhone, você pode usar a criatividade para pensar alternativas mais baratas, que podem ocorrer até virtualmente.

Envolva os parceiros

Influenciadores digitais, clientes importantes e especialistas em áreas relacionadas ao seu lançamento não podem ficar de fora. Além de ajudarem muito na divulgação, esses profissionais transmitem confiança e credibilidade ao produto e a sua marca, desde que gozem de boa reputação junto ao seu público.

Aplique ações de pós-lançamento

Assim como as atividades prévias, as posteriores são fundamentais para garantir o melhor proveito do seu lançamento, especialmente as vendas. Principalmente porque as pessoas não memorizam todas as informações em um primeiro momento, e nem sempre decidem por uma compra imediata. Algumas precisarão de mais tempo, outras de menos, mas é fundamental que todas recebam atenção posterior.

Enquanto se dedica a isso, observe os dados e informações gerenciais, especialmente os indicadores, para identificar o que funcionou, o que deve ser reforçado e o que precisa ser corrigido. Afinal, você definiu os indicadores de desempenho no pré-lançamento para não precisar adivinhar suas prioridades.

Use uma plataforma de lançamento de produtos

O cadastro de produtos nos sistemas de varejistas e distribuidores é uma atividade rotineira para os seus fornecedores, que administram fichas diferentes para cada varejo. Além disso, há a necessidade de disponibilizar imagens para planogramas, encartes, ambientes digitais e os mais diversos canais, que agora precisam estar integrados em um modelo de omnichannel.

Se no dia a dia a gestão de imagens e informações sobre os produtos já é um desafio, ele é potencializado nas situações de lançamento, que exige reforço de imagem e acesso fácil aos detalhes. Antecipar o cadastro é, portanto, um requisito para engajar distribuidores e clientes de varejo no lançamento de um produto. Uma boa plataforma de lançamento de produtos é uma tendência em uso, que ajudará nisso com:

  • imagens e dados atualizados, completos e acurados;
  • agilidade e produtividade no cadastramento;
  • fácil acesso;
  • disponibilização de informações fiscais;
  • informações necessárias à logística;
  • padronização na descrição;
  • uso de imagens de qualidade e facilmente acessíveis por meio da plataforma;
  • produtos perfeitamente organizados por categorias.

Além dos aspectos mais operacionais de um lançamento, considere que, especialmente no ambiente digital, a imagem precisa vender o produto. Visualizações em 360° e o conceito de hero images são ótimos exemplos de como disponibilizar esses conteúdos. Caso seja uma informação nova para você, as hero images disponibilizam informações que esclarecem para o consumidor detalhes do produto, como suas propriedades e aplicações.

Desse modo, evita-se aquelas situações nas quais o usuário de um e-commerce seleciona um produto e, quando ele abre a página com as fotos do item, não consegue visualizar os detalhes importantes para que decida pela compra ou escolha a versão que ele precisa. O impacto na experiência de compra é inegável.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para impulsionar o lançamento de produtos no mercado. Afinal, grande parte do público, se não todo, utiliza as mídias sociais durante boa parte do dia. Trata-se de um ambiente que tem um ótimo alcance de público e que proporciona uma grande visibilidade para as marcas que desejam ser vistas.

Portanto, utilize essa ferramenta a seu favor. Use as redes para aprimorar as suas estratégias para o lançamento de produtos. O ideal é optar pela plataforma que mais se conecta com o seu público-alvo, ou seja, aquelas mais populares que os seus futuros clientes costumam usar com mais frequência, como Facebook, Instagram e YouTube. As estratégias devem levar em consideração alguns elementos específicos, como:

  • as características de cada rede social;
  • o estilo de interação e engajamento com o público-alvo;
  • a existência e a disponibilização de anúncios pagos.

Invista em estratégias de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais destaque com o avanço da era digital. O uso crescente da internet e das mídias sociais demonstra a necessidade de elaborar estratégias que gerem valor para a sua empresa.

Isso significa que a criação e a gestão estratégica das informações que chegam aos seus clientes devem ser bem-estruturadas. Isso é feito por meio da criação de conteúdos úteis, interessantes e que sejam relevantes para a persona.

Esse método traz mais confiança aos clientes e credibilidade para a marca, fazendo com que ela se torne uma verdadeira autoridade no mercado. Isso significa que, sempre que alguém tiver a necessidade de adquirir o produto que você pretende lançar, essa pessoa poderá lembrar facilmente de você por ser uma marca séria e de credibilidade.

Motivos pelos quais se deve planejar o passo a passo do lançamento

É importante deixar claro que a etapa de lançamento de um produto no mercado traz resultados de curto, médio e longo prazo. Tudo vai depender dos objetivos do seu negócio, da movimentação do mercado e também das características do produto, que levam em conta as ações de sucesso durante o lançamento.

Nesse sentido, o planejamento prévio sobre o lançamento de um produto traz muitas vantagens para a sua empresa, como:

  • a pesquisa de mercado antes do lançamento ajuda a saber mais sobre as preferências do público-alvo;
  • ajuda a conhecer as empresas concorrentes e entender quais são os desafios a serem superados, entre outras questões;
  • possibilita que a empresa entregue aquilo que os consumidores realmente desejam e têm necessidade;
  • aumenta as chances de a campanha ser um sucesso para os clientes;
  • reduz os riscos de falhas nas etapas de divulgação, marketing e colocação do produto no mercado;
  • propicia que a empresa ganhe autoridade perante o mercado e agregue valor à marca.

Assim, podemos concluir que o lançamento de produtos consiste da execução de uma série de etapas prévias que, em conjunto com uma boa plataforma de lançamento de produtos, oferecem suporte à execução de um lançamento mais efetivo e perfeitamente monitorado. Tudo isso facilita a sinergia entre canais e parceiros com o compartilhamento eficiente de informação padronizada, segura e de fácil utilização.

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