Imagens de produtos: tudo o que você precisa saber!

12 minutos para ler

A qualidade das imagens dos produtos é imprescindível para garantir mais vendas em uma vitrine digital. Ela é usada pelos profissionais que atuam com vendas por meio da internet como forma de superar as limitações de exposição em relação aos mostruários físicos, que oferecem informação para todos os sentidos, inclusive o olfato e o tato, dependendo do produto comercializado.

Afinal, as imagens também transmitem informação e o fazem de modo mais natural. Melhor do que consultar um texto detalhado e descritivo é poder observar um rótulo ou um produto em seus detalhes, de modo a poder conferir se ele tem as características desejadas, como cor, tamanho, potência e outros atributos, que variam de item para item.

É por isso que elaboramos este conteúdo para você. Ele oferece uma abordagem bem abrangente sobre o tema, de modo a oferecer a informação de que você precisa para potencializar as suas vendas digitais com imagens capazes de eliminar dúvidas, evidenciar características e ajudar o consumidor a decidir pela compra.

Entender como usar as imagens pode ser bastante empolgante, especialmente para quem gosta de táticas e estratégias de persuasão. Confira!

O que são as hero images?

A hero image tem o objetivo de apresentar uma visão geral do conteúdo de uma página online e atrair visitantes. Traduzida por “imagem do herói”, ela não representa os personagens poderosos dos quadrinhos e séries de ficção, mas os que precisamos para ajudar a transmitir ideias, fortalecer a reputação da marca e estimular o desejo por produtos.

Nesse caso, o superpoder que desejamos das hero images é o de transmitir o mesmo nível de atratividade de, digamos, uma pizza cheirosa e assada no ponto certo, borbulhando sabores e chamando atenção com aquele gratinado característico dos melhores queijos e ingredientes.

O setor de alimentos pode estar distante dos produtos que você comercializa, mas essa é uma excelente analogia para descrever o tipo de “heroísmo” esperado que, em uma abordagem mais prática, não envolve odores e sabores, mas se manifesta por meio de imagens de produtos.

Nos sites de ecommerce, elas permitem que os detalhes dos rótulos e outras características de embalagens e produtos sejam perfeitamente visualizados.

Isso ocorre em razão de aspectos como o tamanho maior, da alta nitidez e, muitas vezes, do uso de uma sequência de fotos, cada uma focada em uma característica ou atributo, como uma borda arredondada, um acabamento mais sofisticado ou um componente importante.

Ao mesmo tempo, uma descrição por escrito ao lado da imagem oferece informações adicionais, como preços, prazos, disponibilidade de entrega para determinada região e cálculos de fretes.

Esse tipo de “imagem de herói” é exibida quando, por exemplo, depois de acessar uma página de resultado de busca do site, um visitante clica em um dos produtos exibido entre vários outros modelos, e o site abre a foto superdimensionada, que ocupa todo o campo de visão do comprador, detalhando as características do item escolhido.

Assim, a visibilidade dos produtos é maior e mais clara, diminuindo a dúvida do cliente sobre características que, normalmente, não estariam facilmente visíveis no ambiente digital. Lembre-se de que o objetivo é minimizar a diferença entre a análise feita de um produto pessoalmente e a que é possível fazer na internet.

Qual a importância das imagens de produtos?

Para aumentar vendas, é preciso ter boas imagens, que sejam fiéis ao produto e acompanhadas de descrições completas, explicando a importância de cada item. Se o comprador tiver dificuldades de buscar essas informações, ele tende a fechar a página e buscar uma alternativa mais intuitiva e simples na concorrência.

Em um ambiente digital, ele consegue isso facilmente sem precisar se deslocar, bastando uns poucos cliques. Sendo assim, o primeiro e mais evidente benefício de uma hero image é ajudar a vender, eliminando dúvidas e esclarecendo detalhes.

Ajudam a vender

Se observarmos com cuidado, notamos facilmente que boa parte do trabalho de um vendedor é esclarecer dúvidas dos clientes. Muitas vezes, elas se manifestam na forma de objeções de compra que, depois de investigadas, revelam os detalhes que, esclarecidos, resultam em vendas.

Evitam devoluções

A venda pela internet é regida por regras que protegem o consumidor dos enganos, mesmo que eles sejam cometidos por ele mesmo por causa de distração ou falta de preocupação. Segundo a norma, o cliente que compra pela internet tem 7 dias para se arrepender da compra sem que precise se justificar.

Quando isso ocorre, ele devolve o produto e a empresa é obrigada a arcar com todas as despesas, o que prejudica a lucratividade e onera a produtividade. Em muitos casos, as vendas perdidas ocorrem por enganos sinceros do consumidor que, por não ter suas expectativas atendidas, devolve o item.

Isso pode ocorrer porque ele selecionou um equipamento eletrônico com uma voltagem diferente ou por imaginar que se tratava de uma máquina bivolt, por exemplo. Se essa informação estivesse destacada em uma hero image, dificilmente o problema ocorreria. Nesse caso, a imagem cumpre a função de prestar um serviço informativo ao comprador.

Preservam a marca

A identidade visual de uma marca é composta pelas peças usadas em sua comunicação. De um cartão de visita ao design intuitivo e funcional de um bom site de ecommerce, cada detalhe e imagem é um componente que agrega informações subjetivas e objetivas sobre a empresa.

Cores que não combinam, por exemplo, podem transmitir a ideia de que a indústria não oferece bom gosto em design. Muita informação em uma imagem pequena tende à poluição visual, o que subjetivamente pode fazer com que o cliente perceba a empresa como desorganizada e burocrática.

Fotos destacadas no site com pessoas de terno podem transmitir a ideia de uma empresa inflexível e formal para determinado público, enquanto indicam seriedade para outro.

Enfim, o conjunto de imagens que sua empresa usa será esquecido pelo seu cliente com o tempo, mas a impressão causada por elas vai permanecer por um período mais longo na memória.

Basicamente, uma marca pode ser descrita como uma imagem que as pessoas fazem da reputação de uma empresa, que é construída ao longo do tempo de várias formas — algumas objetivas e concretas, como por meio do cumprimento de prazos, outras mais voláteis e subjetivas, como pela impressão causada por uma hero image.

Como otimizar as imagens do site?

O uso das imagens para impulsionar as vendas do e-commerce precisa ocorrer com base em objetivos distintos e, de certo aspecto, opostos, que são: aumento dos resultados, melhora da experiência do cliente e produtividade no compartilhamento desses conteúdos.

Dizemos que eles podem ser opostos porque imagens melhores necessitam de mais atenção e cuidado, o que tende a ser mais trabalhoso, dificultando a produtividade. É por isso que também precisamos pensar em otimização e no conjunto de sugestões descritas nos tópicos a seguir.

Automatize com a tecnologia certa

Nenhuma ferramenta ou recurso contribui tanto para a otimização como a tecnologia. Sistemas integrados e aplicações desenvolvidas para tarefas específicas, como o compartilhamento de imagens e o cadastramento de produtos, são excelentes no cumprimento da tarefa de fazer mais com menos.

Além de contribuir para a qualidade dos processos e facilitar o controle, essas soluções automatizam boa parte das atividades e evitam o retrabalho. No lugar de enviar conteúdos individualmente, eles podem ser compartilhados para todos, segundo um padrão de qualidade, garantindo a mesma mensagem e, de outro lado, de modo personalizado para cada segmento do varejo, se for o caso.

Valorize soluções responsivas

O uso dos smartphones para pesquisas e compras é uma realidade indiscutível. Nem sempre as pessoas estão diante de um computador, mas os telefones dificilmente são deixados muito distantes e os tablets são facilmente acessíveis.

No entanto, algumas fotos e formatos de tela são incompatíveis com esses dispositivos, o que elimina o efeito positivo, desejável com a adoção das hero images.

É por isso que a sua marca precisa de soluções responsivas, que sejam capazes de se adaptar a diferentes dispositivos, para oferecer a resposta no formato ideal para cada cliente, em cada rede social, ambiente ou meio.

Evite os bancos de imagem

As fotos de bancos de imagens são ótimas ilustrações para as mais diversas situações, mas não oferecem uma identidade visual e não transmitem mensagens específicas sobre produtos e serviços. Muitas delas são absurdamente parecidas, com os mesmos ângulos, a mesma iluminação e até retratam situações semelhantes, quando não idênticas.

Ainda que elas atendam perfeitamente a alguns requisitos indispensáveis, como uma boa iluminação e produção, elas são incapazes de diferenciar sua marca da concorrência, que pode escolher exatamente as mesmas peças, se por acaso usarem o mesmo banco. Por isso tudo, o ideal é trabalhar com uma produção própria.

Trate as imagens

A produção feita pela própria empresa ou por um prestador de serviço contratado não deve ser sinônimo de material caseiro ou amador. A qualidade das imagens é fundamental para transmitir a mensagem de que a empresa oferece qualidade, o que demanda cuidados com iluminação e o tratamento desses conteúdos.

Use a criatividade

Formas criativas de transmitir mensagens e estimular a compra continuam produzindo efeitos superiores e resultados significativos. O que é diferente destaca sua marca e facilita a memorização por parte do cliente, enquanto fotos parecidas com as da concorrência transmitem a ideia de que todos são iguais.

Faça testes

Por maior que seja o cuidado e a atenção em produzir determinados efeitos, eles nunca são totalmente previsíveis, uma vez que envolvem pessoas e suas interpretações particulares. É por isso que os testes são ótimos para encontrar as melhores alternativas.

Isso significa que você não precisa decidir qual imagem escolher entre duas ou três opções. No lugar disso, escolha pequenos grupos de teste e as publique, verificando, em seguida, a reação e a aceitação de cada alternativa. Depois de identificada essa preferência, basta compartilhá-la em escala.

Use imagens 360°

Como o seu objetivo é se aproximar ao máximo da fidelidade oferecida pelas interações pessoais, nada mais efetivo do que fotos capazes de se aproximar da realidade, como é o caso das de formato 360°, que permitem ao usuário trafegar por um ambiente ou visualizar um produto de todos os ângulos.

Como a Simplus pode ajudar?

A Simplus opera para ajudar as empresas a obterem o máximo da comunicação de informações e mensagens sobre os seus produtos. Portanto, é uma ferramenta estratégica para a indústria, independentemente do porte e do setor em que ela atua.

Por meio da plataforma digital da Simplus, é possível disponibilizar informações completas e imagens de cada produto, um movimento feito pela indústria para que elas possam ser facilmente consultadas e utilizadas nas ações promocionais executadas pelo varejo.

Desse modo, elas facilitam a experiência dos consumidores finais e potencializam as vendas no e-commerce. Segundo o Diretor de Operações da Simplus, Sven Imfeld, o consumidor, que se baseia exclusivamente nas imagens de descrições para decidir pelas suas compras, é altamente influenciado pela oferta de imagens apropriadas para o uso digital. Nas palavras dele:

“Nós produzimos imagens de alta qualidade e diferentes formatos que podem ser usadas tanto no digital quanto nos materiais impressos. Essas imagens são baixadas e usadas pelos varejistas em vários canais: e-commerce, mobile, campanhas digitais, planogramas e encartes. O padrão das imagens é o mesmo, independentemente do tamanho da indústria, gerando a mesma oportunidade de vendas para todos”.

Porém, a Simplus faz muito mais para impulsionar os negócios de seus clientes no ambiente digital e na incorporação da transformação digital, o que demonstramos com base em análises de retorno perfeitamente mensuradas e que você pode conferir em alguns números que levantamos, como por exemplo:

  • em lançamentos: antecipação da disponibilização de informações e imagens para venda;
  • diminuição do ciclo de venda: a aceleração do processo de cadastramento dos produtos antecipa as vendas em até 60 dias;
  • automação: diminuição de até 99% do tempo gasto com o preenchimento de fichas;
  • validação: com base na captação de amostras físicas dos produtos;
  • redução de custos: eliminação de 100% dos gastos com mockups físicos;
  • promoção e compartilhamento de portfólio: imagens de alta qualidade, no padrão da marca e em diferentes formatos;
  • Simplus Analytics: para avaliação e acompanhamento do uso das imagens pelo varejo;
  • gestão de produtos: ferramentas para execução e controle de outras tarefas relacionadas à gestão de produtos.

Além do que podemos mensurar nos resultados obtidos pelo conjunto dos nossos clientes, é possível avaliar as particularidades do seu negócio, de modo a simular os benefícios e ganhos de um modo mais específico.

Desse modo, fica claro como as imagens de produtos podem ser usadas para estimular as vendas, especialmente em um momento no qual as pessoas estão voltadas para o ambiente digital em razão da pandemia de COVID-19. Muitas ainda nem têm o hábito e a experiência da compra virtual, portanto, precisam de ajuda e esclarecimentos.

É nesse contexto que concluímos com um convite especial: entre em contato e conte com toda atenção e auxílio da nossa equipe para criar suas imagens heroínas!

Cases de sucesso SimplusPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário