O que é a gestão de portfólio de produtos e qual sua importância?

gestão de portfólio de produtos
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A gestão de portfólio de produtos é importante para fabricantes e atacadistas e pode contribuir para que o fluxo de mercadorias seja constante e alinhado às demandas.

Podemos ver grandes marcas que incluem novos itens em catálogo e retiram alguns produtos de circulação. Isso faz parte do gerenciamento de portfólio e impacta a maneira com que a empresa é vista pelos consumidores e concorrentes.

Neste post, vamos apresentar o conceito, a importância e algumas dicas para que você consiga fazer essa gestão na sua empresa. Acompanhe!

O que é gestão de portfólio de produtos?

Podemos definir o conceito de gestão de portfólio de produtos como a administração de todas as mercadorias vendidas por uma empresa, identificação de oportunidades de mercado e avaliação do desempenho de todos os itens.

Por meio desse processo, a lista de produtos sofre revisões e atualizações constantes. As novas mercadorias são avaliadas e podem ser priorizadas ou não no novo catálogo.

Da mesma maneira, ocorre uma reavaliação dos produtos existentes, com a decisão dos responsáveis sobre a permanência do item no portfólio ou a substituição por uma opção mais moderna, ou que atenda às necessidades atuais de consumo.

Para que serve a gestão de portfólio?

A gestão ajuda a definir quais produtos descontiuados ou atualizados.

Para isso, são considerados diversos fatores além da demanda, como a cultura do local, as mudanças de comportamento do público e as novas necessidades dos consumidores.

Essa gestão apoia a tomada de decisões em relação ao posicionamento de mercado e evita que a obsolescência da empresa em relação às ofertas, evitando que a marca continue vendendo algo que não tenha mais adesão do público, renovando assim o mix de produtos.

Qual a importância do gerenciamento?

Por meio de um gerenciamento de portfólio eficiente, a empresa evita o investimento na produção de mercadorias que não estão mais trazendo um retorno financeiro consistente, além de se manter atualizada.

Podemos citar três objetivos principais desse trabalho:

  • valorização do portfólio, com a seleção de produtos que tragam uma margem de lucro maior;
  • alinhamento entre ofertas e estratégia do negócio, com a venda de itens que sejam relevantes e coerentes com as linhas atuais e futuras da empresa;
  • balanceamento, para que o mix de produtos e a inovação oferecidos correspondam ao nicho de mercado que se pretende atingir.

Como a gestão funciona?

Os produtos apresentam características como abrangência, profundidade, extensão e consistência.

Explicando melhor, a abrangência fala da linha de produtos, a extensão o número de produtos dentro de cada linha, a profundidade traz as opções dentro de cada produto e a consistência mostra a relação entre as linhas e o uso dos produtos, fabricação e distribuição.

Essas características podem entrar como fator de escolha dos itens para compor o mix de produtos. É preciso entender quais itens a corporação tem em mãos e como é a aceitação disso pelo público.

Algumas empresas adotam a matriz BCG para gerenciar o portfólio.

Matriz BCG

Dentro deste contexto, todos os produtos oferecidos por uma organização são encaixados em quatro categorias, de acordo com o crescimento do mercado (alto ou baixo) e a participação relativa de mercado (alta ou baixa).

Os itens que apresentam crescimento e uma alta participação relativa são as “vacas leiteiras”, ou seja, os produtos com excelente desempenho e que trazem um ótimo retorno.

Já as mercadorias classificadas como “abacaxi” podem representar um problema, pois têm baixa participação no mercado e baixa taxa de crescimento, ou seja, podem trazer prejuízos por não proporcionarem uma boa perspectiva de vendas.

Dentro da matriz BCG há ainda a classificação “estrela”, itens que conquistam o consumidor e têm a preferência do público por um longo período. e o “ponto de interrogação”, que representa uma incógnita quanto ao faturamento e aceitação. Geralmente, entram nesta última categoria os produtos recém-lançados.

Como manter o portfólio diversificado?

O ideal é escolher sempre os itens que terão maior apelo entre o seu público. Apresentar opções é uma boa maneira de ampliar a cartela de clientes e também de fidelizá-la, aumentando as vendas.

Para isso, é importante pensar não só no tipo de mercadoria que você gostaria de trabalhar, como na demanda sazonal e também regional.

Confira algumas das dicas para isso.

Conheça as necessidades do público-alvo

Fazer uma pesquisa entre os clientes atuais e os que você pretende alcançar ajuda a entender as demandas atuais e o que eles esperam de uma solução ou mercadoria.

Assim, você consegue incluir essas opções no seu catálogo, sabendo que há uma chance muito maior de que essa oferta seja absorvida e traga um bom retorno.

Tenha acesso aos dados

Informações precisas são a chave do sucesso de qualquer decisão de negócio. Isso também vale para a gestão de portfólio.

Apenas com o acompanhamento do que está vendendo melhor na empresa e das tendências do mercado, é possível administrar o catálogo de produtos com foco na estratégia corporativa.

Para isso, utilize sistemas que permitam a coleta e a avaliação de dados, além das informações completas sobre os produtos.

Pesquise sempre

A única maneira de manter-se bem informado sobre o público-alvo, as necessidades atuais e as novidades no nicho de atuação é por meio de pesquisas e informação.

Os dados são insumos importantes para as empresas, e podem ser obtidos interna ou externamente. Com esse direcionamento, é possível fazer uma gestão de portfólio mais efetiva e promover uma estratégia bem-sucedida.

Ficou claro o que é a gestão de portfólio de produtos e como funciona? Essa prática faz a diferença na hora de manter a sua empresa atualizada e garantir um espaço no mercado de atuação. Corporações que não atualizam seus catálogos tendem a ser esquecidas com o passar do tempo.

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