Descrição do produto: qual a importância e como fazer de forma correta?

Descrição do produto
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A descrição de produto é fundamental para despertar o interesse dos consumidores e convencê-los para que eles concluam a compra. Quando se trata de um e-commerce farmacêutico, esse elemento ganha ainda mais destaque. Afinal, é por meio descrição que os clientes passam a conhecer mais sobre o produto.

Essa estratégia vai muito além de listar as características das mercadorias. É importante disponibilizar informações completas para que o cliente entenda mais sobre a solução que você está oferecendo. Esse conteúdo também é essencial para sua estratégia de SEO.

Quer saber como melhorar a sua estratégia e aumentar as vendas? Neste post, você vai saber tudo sobre a descrição de produto em uma loja virtual. Acompanhe a leitura e conheça os detalhes!

A descrição de produtos

A descrição do produto precisa trazer detalhes, funcionalidades e as vantagens que demonstram que a compra é um bom negócio. O objetivo é informar e fornecer aos clientes detalhes sobre os recursos e os benefícios que esse produto vai trazer para o consumidor.

Importância da descrição do produto para vendas

A descrição do produto deve informar a origem do item, como ele foi feito, quem o fabricou e a inspiração para desenvolvê-lo. É como se fosse a história do produto, que deixa de ser apenas um mero auxílio para a venda e também ajuda na interação com o cliente. Essa estratégia é uma ferramenta valiosa para introduzir o produto e para fazer com que os clientes tenham interesse em conhecer mais sobre o seu negócio, agregar valor para a marca.

Além disso, a descrição traz mais credibilidade e confiança para o cliente, pois ele passa a enxergar o produto como um item valioso, fazendo surgir o interesse de compra.

Por outro lado, a falta de informação do produto pode ser muito prejudicial para os e-commerce, uma vez que os clientes não têm acesso às características básicas do produto, fazendo com que eles não se interessem tanto pela compra.

A importância da experiência emocional de comprar o produto

Ao proporcionar uma experiência na jornada de compra positiva para os clientes, eles ficam satisfeitos com a aquisição. Afinal, se trata de uma estratégia que causa impactos positivos no emocional do público. Nesse sentido, há grandes chances de eles voltarem a fazer negócios com a sua loja virtual.

Dicas de como fazer a melhor descrição de produtos

Confira, a seguir, algumas dicas de como a descrição do produto deve ser feita.

Conte a história completa

A descrição do produto deve trazer informações relevantes que criem um interesse no público e tenham o potencial de convencer o comprador sobre as vantagens de adquirir determinado item.

Essa descrição deve despertar emoções positivas no comprador. É por isso que, é importante trazer a história do produto, destacando informações relevantes que podem ser de interesse do público e que têm o potencial de cativar emocionalmente, como:

  • quem criou o produto;
  • qual foi a inspiração para a criação do produto;
  • como foi o processo de criação;
  • quais são as vantagens que ele traz para o dia a dia dos clientes etc.

Descrição deve ser clara e concisa

A descrição não deve ser longa e não trazer informações desnecessárias. O ideal é que ela traga informações relevantes para o convencimento do cliente, de modo conciso e sempre prezando pela transparência de conceitos e especificações técnicas.

Responder preocupações e perguntas comuns sobre o produto

É comum que os clientes tenham preocupações sobre o produto que está sendo anunciado na loja virtual. É importante ter uma equipe responsável por esclarecer as dúvidas e perguntas dos clientes. Esse cuidado vai trazer mais satisfação para o público e vai melhorar a credibilidade da sua marca perante o mercado.

Use palavras de poder

Algumas palavras despertam um interesse emocional nas pessoas. No caso de e-commerce essa estratégia é útil para aumentar as vendas online, pois atuam no convencimento dos clientes a concluir a compra com mais rapidez e facilidade. É o caso de palavras como: completo, de tirar o fôlego, incrível, aproveite, incrível, sensacional, completo, entre outros exemplos.

Foque nos benefícios do produto

Preocupe-se em apresentar as qualidades do produto, mostrando benefícios, atributos exclusivos e as contribuições que ele proporciona para o cotidiano dos clientes. Compartilhe as características que demonstram que a compra será uma boa escolha para o comprador e como o produto vai melhorar e vida do cliente.

Foque na escaneabilidade

As imagens do produto trazem grande impacto para os clientes que estão em busca de um determinado item. Muitas vezes, as fotos atraem a atenção e o interesse do leitor, mais do que o texto, por si só.

É por isso que é importante direcionar os esforços nas estratégias de escaneabilidade. Esse método deixa a descrição do produto mais simples e tem o potencial de fazer com que os clientes foquem a atenção naquilo que você deseja mostrar primeiro, direcionando o olhar para informações relevantes e sem que eles percam tempo analisando elementos pouco importantes.

Para isso, você pode incluir marcadores, criar parágrafos menores, inserir imagens entre os textos, usar fontes com cores e tamanhos diferentes, priorizar espaços em branco, utilizar títulos H1 e H2 etc.

Diferenças entre a descrição de produtos e descrição de categorias

A descrição de produtos, como já vimos, traz as informações sobre o item que está sendo anunciado. Por sua vez, a descrição de categoria é uma metodologia com a função de organizar a loja virtual, de modo que o cliente consiga pesquisar melhor, de forma ágil e mais organizada, sobre os produtos, conforme as suas características técnicas. Essa categorização de produtos é muito importante para auxiliar o ranqueamento de sites e mecanismos de buscas.

A descrição de produto em uma loja virtual é uma ótima estratégia para despertar a atenção do público e fazer surgir o interesse do consumidor na aquisição daquele item que está sendo anunciado. Assim, os clientes terão mais segurança e mais certeza em concluir a compra.

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