Quais são os principais desafios da logística no varejo e como superá-los?

12 minutos para ler

A logística tem um papel fundamental na economia mundial, principalmente diante do momento e desafios da atualidade, onde é necessário suprir as necessidades da população e continuar movimentando o mercado.

No varejo, a logística é um serviço extremamente importante e deve ser executado da melhor forma possível, mesmo em períodos de adversidades. Para tanto, é preciso conhecer e superar os obstáculos e seguir um caminho de prosperidade.

Você sabe quais os desafios da logística no varejo? Se tem dúvidas sobre o assunto, este post pode ajudar! Saiba tudo sobre esse tema e confira informações relevantes para ficar bem informado e acertar na gestão!

A logística é essencial para o mercado de varejo

O cenário atual da economia global foi afetado pela pandemia do COVID19, que atingiu muitas nações e causou graves problemas. Entretanto, mesmo em um período de restrições, alguns segmentos são importantíssimos para superar esse momento, e uma delas é a logística.

A logística é um serviço indispensável, embora os desafios sejam muitos, porém, são essas adversidades que proporcionam um crescimento sólido e a desenvolver meios para aperfeiçoar cada vez mais, como a tecnologia que é uma aliada para ter criatividade e agilidade.

Para superar desafios, é preciso conhecer bem a área e tudo que possa acarretar problemas. Se manter um passo à frente, além de evitar contratempos proporciona vantagens incríveis para o negócio, como processos mais econômicos e eficientes.

A importância de otimizar a logística no varejo

Atender às demandas com eficiência, ou seja, com um bom controle interno, entrega em tempo hábil e menor custo, é o objetivo do mercado varejista e a logística é parte crucial nesse contexto.

No entanto, o processo não consiste em somente transportar produtos. Deve ser planejado e otimizado e contar com ferramentas tecnológicas para alcançar resultados expressivos. É importante para:

  • ter um transporte eficiente e econômico;
  • maior controle de estoque;
  • garantir a satisfação dos clientes;
  • aumentar as vendas.

Os principais desafios de logística no varejo

Por ser uma das áreas de maior movimentação da economia, a logística enfrenta diversos percalços no dia a dia. É necessário conhecer o que pode ser uma barreia para o negócio para ter a melhor gestão possível.

Veja os principais desafios da logística no varejo e saiba como lidar com cada um deles.

Lidar com novas tecnologias

A tecnologia oferece benefícios incríveis para qualquer segmento, no entanto, muitas pessoas ainda têm resistência e optam por meios tradicionais para gerir os processos de logística.

É preciso vencer barreiras e resistências, compreendendo que a tecnologia é fundamental para desenvolver as atividades com maior controle e eficácia. Ela traz otimização, agilidade e, principalmente, redução de erros e gastos desnecessários.

Além disso, em uma era tecnológica em que a competitividade é grande, quem não se adapta corre o risco de ficar para trás, o que é muito prejudicial ao negócio. Portanto, esse é um desafio que deve ser superado de imediato.

Gerar valor para o consumidor

Com a competitividade do mercado, somente um bom preço ou produtos de qualidade não são mais suficientes para produzir encantamento. A experiência agradável de compra deve ir muito além e englobar a venda, a entrega e a satisfação do cliente.

Logo, gerar valor para o consumidor é uma tarefa desafiadora e um dos pontos mais delicados da logística, pois muitas são as variáveis durante o processo e exigem uma atenção especial dos gestores.

 Gerenciamento de estoque

Seja para um e-commerce ou uma loja física, o gerenciamento de estoque é um fator relevante que exige controle adequado, a fim de garantir a disponibilidade dos produtos, a separação e a expedição dos pedidos no tempo adequado.

Se o estoque estiver desorganizado e sem uma gestão correta, há a possibilidade de alterar a gestão do tempo e o prazo para entrega dos produtos e causar uma bola de neve, atrapalhando toda a logística.

Superando esses desafios

O sucesso de um empreendedor ou gestor na área logística depende de superar as dificuldades e isso requer um entendimento aprofundado do negócio, comprometimento e abertura para a inovação. A experiência permite que algumas ações sejam tomadas para vencer os obstáculos.

Oferecer processos de compra confiáveis e com o menor custo

Para gerar valor ao consumidor e ter a certeza que ele teve a melhor experiência possível, tenha um gerenciamento eficiente, otimize os prazos para entrega — um caminho certo para alcançar a satisfação e a fidelidade dos clientes.

É essencial tornar os processos mais rápidos, organizar as rotas de entrega e buscar sempre eliminar custos desnecessários para reduzir o valor final do produto, se mantendo competitivo e gerando a visibilidade da marca.

Ter controle do estoque atualizado em tempo real

O estoque deve ser o primeiro passo para ter uma logística eficiente e deve ser alvo de toda atenção. Tenha um gerenciamento que controle, atualize e organize os produtos, de acordo com o fluxo de vendas.

Invista em um software ou plataforma para centralizar informações e oferecer mais detalhes. O cadastro dos produtos é essencial, por isso, tenha-os de forma simples, digital e automatizada para evitar erros. Assim, as vantagens serão evidentes, como:

  • compreender melhor o volume de vendas;
  • ter melhor gestão sobre a decisão de novas compras;
  • prever demandas;
  • garantir a disponibilidade de produtos;
  • facilitar o layout do estoque e otimizar o tempo;
  • reduzir desperdícios e despesas desnecessárias.

Usar bastante a tecnologia

A transformação digital faz parte da gestão de muitas empresas e os benefícios são expressivos, permitindo um melhor acompanhamento de tudo que envolve o processo — desde controlar o cadastro e estoque a otimizar o tempo de entrega.

Investir em recursos tecnológicos deixou de ser um diferencial estratégico para se tornar uma necessidade — se você deseja que sua empresa se mantenha competitiva e ocupe um lugar de destaque no mercado, deve investir em tecnologia.

Por isso, utilize softwares, que são grandes aliados do varejista, elevando a capacidade da logística, proporcionando maior velocidade e economia, além de permitir explorar melhor as atividades.

A relação entre logística e o omnichannel

A estratégia omnichannel é uma experiência de consumo incrível que consiste no uso conjunto e simultâneo de múltiplos canais de comunicação, que têm o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada para o cliente.

É uma tendência de marketing que está ganhando espaço no mercado varejista, por possibilitar a convergência do físico e do digital, seguindo as características do público atual, que é dinâmico e frequenta diversos canais.

Powered by Rock Convert

Essa relação de venda entre a loja física e a virtual pode criar desafios para o setor logístico, que devem ser geridos com um bom planejamento para manter a eficiência e a satisfação do cliente.

Essa tendência é muito benéfica e quem é visionário percebe possibilidades de crescimento para o negócio. Entretanto, como é comum no mundo empresarial, o omnichannel implica desafios na logística do varejo, que vão exigir uma gestão de portfólio alinhada com o estoque e entrega.

Alguns pontos que devem ser considerados são:

  • gestão precisa do estoque;
  • interação ente processos;
  • comunicação eficaz;
  • rotas de distribuição bem planejadas.

Os principais erros de logística no varejo e como evitá-los

As operações logísticas são fundamentais para qualquer organização no varejo e, mesmo assim, muitos gestores ignoram situações e atuam sem um planejamento adequado.

Algumas falhas podem levar a prejuízos consideráveis e comprometer o andamento do negócio. Com a recorrência e falta de atenção, pode causar danos seríssimos e a perda de clientes.

Conheça os erros mais comuns cometidos na logística no varejo.

Falta de comunicação

A comunicação é essencial para o bom andamento de qualquer processo e não contar com meios de comunicação fáceis e simples pode comprometer todo o trabalho e ainda causar contratempos.

É muito comum passar despercebido e a informação não chegar corretamente a quem precisa, e isso é um erro grave.

Para evitar, basta investir em formas de comunicação eficientes, que garantem que qualquer pessoa envolvida possa ter acesso às informações em tempo real. Isso facilita muito o trabalho e evita uma série de erros.

Não consultar o estoque

Deixar de consultar e atualizar o estoque também é uma falha grave e interfere diretamente na relação com o cliente. Se um produto aparece no site ou mostruário da loja e no estoque não está disponível, pode causar transtornos e comprometer a imagem da empresa.

Portanto, certifique de que o item e a quantidade estejam coerentes entre o apresentado aos clientes e o realmente disponível no estoque. A tecnologia oferece plataformas digitais que são ideais para esse objetivo.

Falta de preparo e treinamento da equipe

Muitas empresas tendem a priorizar treinamentos e cursos para as equipes de vendas e que têm contato direto com os clientes, sobretudo, os profissionais de logística têm influência direta no processo e não os incluir compromete a qualidade da venda.

já imaginou fazer uma compra e receber o produto com avarias ou fora do prazo pré-determinado? Perceba que isso traz uma imagem negativa e em consequência, o resultado nas vendas será afetado.

Portanto, é fundamental investir em treinamentos internos que definam os procedimentos para todas as etapas e garantam que todos os colaboradores estejam cientes e saibam exatamente como agir para que tudo seja perfeito.

Não acompanhar o histórico de resultados

Não acompanhar os resultados e o desempenho anterior é um erro habitual e dificulta identificar os ajustes necessários e onde eles deverão ser executados, ou seja, dificulta corrigir pontos que merecem atenção e há grande possibilidade de afetar as vendas, devido aos erros recorrentes e a falta de solução.

Toda gestão aplicada de forma eficiente deve levar em consideração o histórico de resultados.

Acompanhar o processo de perto facilita a comunicação pós-venda e a realização de pesquisas de satisfação — são indicadores importantes que possibilitam visualizar onde a empresa pode e deve melhorar para oferecer melhores serviços.

Ignorar a tecnologia

A tecnologia oferece vantagens exclusivas e facilita todo o processo no comércio varejista. Ignorar esse fator é comum para quem é mais tradicional, e o resultado são processos mais lentos e burocráticos, além de grandes possibilidades de ocorrer erros graves que interferem no crescimento do negócio.

Os recursos tecnológicos têm poder de melhorar cada etapa, sendo assim, o fluxo comercial se torna mais fácil. Os resultados são notáveis. Veja:

  • maior controle das atividades;
  • melhor visibilidade;
  • ação precisa e pontual;
  • redução de gastos desnecessários;
  • garantia de segurança;
  • agilidade nas entregas.

Todo investimento em softwares e tecnologia para a logística traz resultados importantes e um retorno significativo.

É o segredo para ter transparência e monitorar todo o processo, além de aumentar a competitividade em um mercado onde otimizar o tempo, reduzir os riscos e o custo operacional são estratégias importantes para manter o negócio ativo.

As tendências de logística no varejo

As tendências de logísticas no varejo são mais evidentes na adoção de tecnologias para suportar e gerir os processos — atendendo às principais atividades como cadastro de produtos e controle de estoque.

Os softwares têm a capacidade de organizar e centralizar informações, proporcionando uma gestão moderna, conectada e eficiente.

Outra tendência que está mudando a estratégia da logística no mercado é o omnichannel, que permite a integração dos canais de venda da empresa possibilitando ao consumidor utilizar tanto a loja virtual, quanto a loja física sem sentir uma grande diferença.

São novos rumos que o consumismo está trilhando que irão revolucionar a forma de fazer compras, afetando de maneira positiva todas as áreas, sobretudo a de expedição e entrega.

Como você pode perceber, a logística é uma área extremamente importante para o país e repleta de obstáculos que devem ser superados com inovação e criatividade por quem deseja alcançar o sucesso.

Superar os desafios da logística no varejo requer muito planejamento e investimento nas ferramentas certas para garantir uma gestão abrangente e bem aplicada. A automatização pode proporcionar processos mais eficientes e econômicos — estratégias para garantir o encantamento e a fidelização dos clientes.

Agora que você conhece bem sobre os desafios da logística no varejo e como superá-los que tal entrar em contato com a gente para conhecer nossos serviços e como podemos ajudar para tornar os processos da sua empresa ainda mais fáceis e otimizados.

Cases de sucesso SimplusPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário