Como preparar o varejo para a festa junina? Entenda aqui

6 minutos para ler

Você sabe como preparar o varejo para a festa junina em tempos de Covid-19? Como todas as outras datas comemorativas, esse é um ótimo momento para aumentar as vendas do estabelecimento, o que significa que é importante que os varejistas preparem ações para conseguir ter resultados positivos e mais lucratividade.

Para auxiliá-lo nesta missão, neste texto nós explicaremos como é possível preparar sua loja para a festa junina e conseguir alcançar todos os objetivos de uma estratégia bem definida. Confira!

Defina um objetivo específico para a ocasião

Essa é uma ótima data para conseguir aumentar o faturamento do seu negócio, mas o primeiro passo para atingir a meta é a partir da criação de objetivos específicos: aumentar as vendas, fortalecer a marca como um todo ou aprimorar a comunicação com os clientes já existentes — independentemente do motivo, é preciso criar uma estratégia.

Faça divulgação

Para preparar o varejo para a festa junina é preciso investir o quanto puder em divulgação. Divulgação nos canais online, contar com o apoio de parcerias para reforçar as campanha alavancar os produtos mais procurados nessa época.

Em tempos que distanciamento social, é preciso pontuar que o ponto alto de qualquer divulgação atualmente acontece de modo digital, mais especificamente nas redes sociais. Falaremos sobre isso com detalhes mais adiante, mas, a princípio, você deve mostrar aos seus clientes o que sua loja tem. Tente interagir o máximo possível com o público-alvo e crie estratégias, como o envio periódico de e-mails durante esse período do ano.

Pense em ações para preparar e motivar a equipe

É importante que a equipe de colaboradores esteja tão engajada na realização das ações propostas quanto você. Para isso, é preciso que todas as estratégias estejam alinhadas entre ambas as partes.

Uma boa forma de incluir os funcionários é abrir a comunicação para que possam contribuir com ideias criativas — especialmente as que possam criar ações interativas. Assim, a equipe se sente mais integrada e motivada.

Desenvolva ações e ofertas para essa época

Uma parte importante para saber como preparar o varejo para a festa junina é saber quais são as melhores ações para realizar nesse período. A seguir, você confere algumas delas.

Crie uma decoração temática

A primeira ação adotar uma decoração típica para as lojas físicas e online, deixe a criatividade rolar.

Essa é uma época muito colorida, você pode abusar das cores e materiais vibrantes. Pense nos itens comuns em festas juninas, como balões, fitas e bandeirinhas, e os insira na decoração o máximo possível. Objetos que remetam ao campo, como a palha, também podem — e devem — ser utilizados para criar um ambiente ainda mais propício.

Outro ponto que pode ser incorporado como parte da decoração é o uniforme dos funcionários. Eles podem vestir trajes típicos dessa festa ao invés da vestimenta habitual. Esse diferencial auxiliará na motivação da equipe, que trabalhará mais disposta e engajada.

Divulgue promoções

Quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Elas são sempre um grande atrativo em qualquer época do ano, porém, em datas comemorativas podem ter resultados mais favoráveis ainda.

Uma boa estratégia é criar descontos específicos para o período e utilizá-los para atrair novos clientes. Use do apelo lúdico que a data carrega e desenvolva ações como um “Arraial das Ofertas” ou mesmo jogos divertidos que possam entreter o público-alvo e fazer com que saiam da loja satisfeitos, como uma “Pescaria de Descontos” ou algo do tipo.

Outra forma de trabalhar promoções nessa época é criar “correios elegantes” que, na verdade, são cupons de desconto ou com ofertas válidas somente para essa data específica. Deixar que a criatividade flua nessa época é o caminho certo para traçar ações para valorizar os clientes e convertê-los em consumidores fiéis.

Ofereça brindes típicos

No momento em que o cliente passar as compras no caixa, aproveite para oferecer uma atenção especial a ele ao entregar qualquer brinde que remeta às festas juninas. Essa estratégia pede que você utilize a criatividade no que pode ser entregue ao público.

Pense nas prendas que são entregues nas festas espalhadas pela cidade e escolha uma delas para personalizar com a identidade do seu negócio. Mesmo que seja um singelo pé-de-moleque ou uma paçoca embalada com capricho, os clientes tendem a nunca se esquecerem de uma gentileza. Esse simples ato fará com que sua marca seja vista como autêntica — uma das tendências de venda para ficar de olho —, ao mesmo tempo em que o público a associa a um momento feliz.

Utilize as redes sociais

Como dito anteriormente, as redes sociais são uma das formas mais eficientes de fazer a divulgação de produtos e da sua loja, sendo parte da transformação digital nos negócios. Criar conteúdo diferenciado que atraia a atenção do público pode fazer com que você se diferencie e saia na frente dos seus concorrentes.

Uma dica para descobrir como preparar o varejo para a festa junina é divulgar a decoração da loja por fotos e vídeos para chamar a atenção da clientela. Sua loja também pode fazer promoções exclusivas para os clientes que acompanham as redes sociais do seu estabelecimento, além de postar curiosidades e frases típicas de festa junina. O engajamento pode aumentar, e muito, com essa estratégia — e o melhor, pode se transformar em vendas.

A maneira como você conversa com seu público no ambiente online deve ser feita de forma estratégica. Para isso, é preciso fazer um estudo prévio de como o seu público-alvo se comporta e se comunica nas redes sociais. A partir daí, sua linguagem deve se adaptar a dos potenciais clientes.

Um canal que traz resultados positivos, quando bem utilizado e com uma estratégia sólida, é o WhatsApp. Por meio dele, é possível enviar as promoções do dia ou da semana e criar um canal de atendimento ao consumidor. Já no Instagram, é possível utilizar os Stories para promover o seu negócio e se aproximar ainda mais do público. Independentemente da rede social utilizada, o importante é utilizá-la com sabedoria e da forma correta.

Agora que você já sabe como preparar o varejo para a festa junina, entende a importância de traçar uma estratégia detalhada com foco no cliente. É preciso, porém, que esse planejamento seja feito com o máximo de antecedência possível para que sua loja consiga realizar vendas de forma consistente durante esse período festivo.

Gostou deste texto? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber outros conteúdos relevantes diretamente no seu feed de notícias!

Cases de sucesso SimplusPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário