Como inovar nas vendas no varejo? Entenda aqui

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Você constantemente se pega pensando em como inovar nas vendas, mas não sabe por onde começar? A inovação no varejo já não pode mais ser considerada uma opção e, para sobreviver no mercado e aos concorrentes, é preciso adotar maneiras mais eficientes de realizar as tarefas antigas.

Isso não significa, porém, que é preciso modificar as ações da sua empresa de forma radical. Com algumas medidas mais simples já é possível implementar a inovação e conquistar novos clientes e continuar encantando os atuais. Por esse motivo, neste post reunimos algumas dicas para inovar nas vendas do varejo, em especial nos tempos atuais. Confira!

Inove na abordagem

Uma das principais características sobre os seus clientes que você precisa ter em mente é: nenhum deles gosta de um atendimento ruim. Dito isso, a forma como a sua equipe — ou você mesmo, se for o caso — aborda um consumidor que chega até a sua loja, mesmo que ela seja virtual, pode fazer com que ele se torne um cliente fiel ou nunca mais volte.

Por esse motivo, inovar na abordagem de clientes de forma geral — e não só nesse primeiro contato — pode gerar inúmeros benefícios para a sua marca. Para que essa ação seja bem-sucedida, alguns pontos são fundamentais, como interesse genuíno, educação, empatia e, acima de tudo, respeito. Uma dica aqui é estudar diversas técnicas de atendimento e colocá-las em prática logo em seguida.

Antecipe as tendências

Para descobrir o segredo de como inovar nas vendas, é preciso atentar-se ao que está sendo feito e o que pode virar tendência na sua área. Um dos maiores erros é ignorar essa etapa que é fundamental, já que os seus concorrentes podem se antecipar e conquistar os clientes primeiro.

Para conseguir saber de tudo o que acontece, é preciso acompanhar com frequência as novidades e notícias sobre o varejo. Uma dica é prestar atenção em tudo o que está sendo feito tanto de forma local quanto de forma global — já que as tendências costumam aparecer sempre nos outros países primeiro. Além disso, é sempre bom ficar atento às novas necessidades dos consumidores que forem aparecendo.

Invista em novas tecnologias

Não é novidade para ninguém que a tecnologia avançou — e continua avançando sem parar — nos últimos anos, o que gera inúmeros benefícios para diversos setores, o que não é diferente para o varejo. Por isso, uma das dicas mais importantes é promover a inovação em diversos processos da sua loja por meio de um sistema de gestão.

Investir em automatização para tarefas do financeiro, do estoque, do setor de vendas e de outras áreas do seu negócio pode ajudar em inúmeros pontos. Além disso, oferece diversas vantagens como melhoria na qualidade do atendimento, redução de custos, aumento da produtividade e muitas outras.

Explore o diferencial do negócio

Um ponto bastante importante para aprender a como inovar nas vendas é olhar para dentro da sua própria empresa. Isso é mais importante até do que acompanhar o que os seus concorrentes têm feito, porque como existem diversos negócios bastante semelhantes, é fundamental entender o que diferencia a sua marca das outras que existem no mercado por aí.

As características mais fortes, além dos valores e a atitude do seu negócio podem ser — e serão, a partir daqui — uma ótima maneira de inovação que vai chamar a atenção dos seus clientes. Como exemplos do que fazer, você pode atuar nas redes sociais de forma completamente diferente inovadora, oferecer um atendimento melhor, caprichar no pós-venda, entre outras coisas.

Humanize o atendimento

Independentemente do seu comércio ser online ou contar com loja física, é extremamente importante humanizar o atendimento. Esse tópico complementa aquele sobre investir em uma boa abordagem, já que os clientes sempre precisarão ser compreendidos e ter as suas necessidades atendidas.

Por esse motivo, é muito importante que você coloque pessoas para lidar com pessoas — e evite ao máximo colocar muitas barreiras para que o seu cliente consiga chegar até um representante da sua empresa, mesmo que seja um atendente. É bom também atentar-se ao atendimento eletrônico no SAC, uma vez que, ao mesmo tempo em que são eficazes, podem tirar a paciência do consumidor com muita rapidez.

Capacite a equipe

Ainda no quesito atendimento ao cliente, para descobrir como inovar nas vendas é preciso pensar na capacitação da sua equipe. Isso porque existem diversos perfis de clientes e, obviamente, cada um deles precisa ser tratado de uma certa maneira. Dessa forma, é possível trazer novas habilidades de negociação e interpessoais para o time.

O objetivo aqui é sempre focar em um atendimento de excelência — o que só é possível com capacitações constantes para lidar com qualquer empecilho que aparecer e para evitá-los também. Somente o treinamento recorrente pode ajudar a equipe, além de motivar a todos no alcance das metas estabelecidas.

Ofereça diferentes canais de atendimento

A tecnologia também passou a influenciar a forma como os clientes são atendidos e, por isso, é preciso se adequar aos seus novos hábitos. Um bom exemplo dessa nova maneira de atender é fazer o serviço por meio das redes sociais, já que elas passaram a ser tão utilizadas para gerar engajamento e uma comunicação mais aberta com as marcas.

Se a sua loja ainda não está presente nessas plataformas, é preciso considerar essa possibilidade. Não é apenas nas redes sociais, porém, que você deve atender aos seus clientes. Outros canais de atendimento já utilizados anteriormente continuam válido, como e-mail de contato e telefone, além das opções mais recentes, como chats online e WhatsApp. Mais do que simplesmente pensar em diversos canais, pode valer a pena implementar o omnichannel.

Centralize as informações

Mais uma vez vamos bater na tecla de que o varejo evoluiu e, como parte dessa evolução, a gestão dos consumidores também precisou evoluir. Por esse motivo, atualmente, é imprescindível ter um sistema de CRM no seu negócio.

Ele será capaz de reunir todas as informações disponíveis sobre seus clientes e oferece ao seu negócio muito mais do que um simples repositório de dados. Com ele, é possível definir alguns filtros inteligentes que permitirão combinar dados estratégicos para que você consiga extrair informações significativas para melhorar o atendimento, além de várias outras funções.

Conseguiu ter boas ideias de como inovar nas vendas do seu negócio? Além de todas essas dicas, é extremamente importante inovar também nas estratégias de marketing, já que, junto das outras ações, ela ajudará a aumentar as suas vendas. Estude sobre marketing digital e insira na sua empresa as soluções que trarão mais resultados.

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