Saiba como fazer calendário de trade marketing

6 minutos para ler

A demanda por alguns produtos pode oscilar bastante em função da sazonalidade, e, independentemente do setor, são inegáveis as oportunidades que algumas datas representam para as vendas. Afinal, como fazer um calendário de trade marketing efetivo para a sua indústria? 

Antes de mais nada é preciso notar que qualquer ação promocional com base em datas específicas deve ser planejada. Além disso, é preciso aliar pesquisa e estratégia para criar um calendário focado no seu público, mas que atenda aos objetivos da sua empresa. 

Pensando nisso, neste post vamos explicar a importância do planejamento em ações de trade marketing e mostrar como você pode criar o seu calendário promocional. Confira!

Qual a importância do planejamento de ações de trade marketing?

Sabemos que as vendas no varejo são diretamente influenciadas pelo calendário, em especial pelas datas comemorativas. Dessa maneira, é essencial planejar e organizar ações de trade marketing promocional no setor, para alavancar as vendas ao longo do ano todo. 

A ideia é construir um relacionamento sólido com o consumidor, fortalecendo a marca e fidelizando o cliente, além de incrementar os lucros nos períodos de sazonalidade. No entanto, deixar a organização das ações promocionais para cima da hora é um erro, por isso, o planejamento é essencial. 

Além das datas básicas, importantes para quase todos os segmentos, existem outras específicas para cada nicho que podem ser mais bem exploradas quando há um calendário de trade marketing criado pela própria empresa, de acordo com seu público, produtos e com os objetivos de negócio. 

Assim, ao elaborar um planejamento de ações de marketing vinculado ao calendário anual, são percebidas inúmeras vantagens como:

  • aumento das vendas em períodos específicos do ano;
  • engajamento e atração de novos clientes;
  • fortalecimento da marca e destaque de novos produtos;
  • melhor conhecimento do público e do seu comportamento de acordo com as datas especiais;
  • melhor aproveitamento das ações de marketing planejadas. 

Como fazer o calendário de trade marketing ideal para o seu negócio?

Como falamos, existe um calendário básico utilizado por todo o mercado:

  • Reveillon;
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Dia do Cliente;
  • Black Friday;
  • Natal.

No entanto, há outras oportunidades escondidas que podem ser relevantes para a sua empresa. Assim, melhor do que adotar um calendário de trade marketing padrão é aprender como fazer um personalizado. Confira!

Powered by Rock Convert

Mapeie as datas e feriados importantes

Além das datas já citadas, se você fizer uma busca no Google vai descobrir que quase todos os dias alguma coisa é celebrada, por isso fazer um mapeamento é essencial para identificar oportunidades. Veja algumas dicas:

  • comece pelos feriados regionais e nacionais, sem esquecer que algumas datas estrangeiras vêm ganhando força por aqui, como Valentine´s Day e o Halloween;
  • fique de olho também em eventos nacionais e locais, como festivais de música, cultura, gastronomia e bebidas, a exemplo das Oktoberfest, que celebram a cerveja no mês de outubro e das festas juninas no meio do ano;
  • não esqueça as celebrações como aniversário da cidade e do PDV; 
  • datas específicas do seu ramo de atuação e de interesse do seu público-alvo, que podem estar relacionadas a eventos esportivos, acontecimentos religiosos, entre outros;
  • pesquise as datas não oficiais como Dia Mundial do Hambúrguer 
  • por fim fique de olho nas mudanças de estação e alterações, como o horário de verão, por exemplo. 

É importante lembrar que muitas datas são fixas, mas outras são variáveis, por isso na hora de planejar tenha em mãos o calendário do ano alvo.

Analise as datas de anos anteriores

Antes definir quais datas serão trabalhadas pelo marketing, faça uma análise dos números do ano anterior. Observe as oscilações de demanda nos períodos apontados no seu planejamento de ações e aprenda com o comportamento do seu público nos anos anteriores. Que datas tiveram mais impacto nas vendas? Quando aumentou ou diminuiu a procura por determinado produto? 

Crie campanhas de incentivo associadas ao calendário

Uma vez escolhidas as datas do seu calendário de trade marketing é hora de planejar as ações, que vão desde simples ofertas e distribuição de brindes até campanhas mais robustas, como o lançamento de um produto. O importante é estabelecer uma associação com a data em questão, criando uma experiência única e encantadora para o cliente, por meio da integração dos mais diversos canais. 

Avalie o posicionamento dos produtos

Além das campanhas específicas é preciso avaliar constantemente o posicionamento dos produtos nas gôndolas e nos setores da loja — como a entrada e a fila. Assim, a equipe de promotores na loja deve estar atenta ao planejamento para dar destaque ao produto certo na hora certa. Sem esquecer o investimento em materiais de sinalização e uma gestão de produtos eficiente, que garanta os estoques. 

Verifique a condição dos parceiros

Lembre-se que a sua indústria não é a única ponta nessa história, para chegar ao cliente é preciso contar com os distribuidores e varejistas. Por isso, ao planejar suas ações é importante verificar a capacidade e disponibilidade dos parceiros, de logística e venda, em absorver a sua demanda no período pretendido. Identifique o potencial deles e avalie a possibilidade de atenderem às suas estratégias. 

Aposte em inovação

Com o cenário de isolamento social ficou claro o quanto é importante investir em inovação e tecnologia. As empresas que apostaram na transformação digital largaram na frente na hora de chegar ao cliente em plena pandemia. É claro que ninguém podia prever a chegada do coronavírus, por isso é importante estar sempre um passo a frente para estar preparado para as reviravoltas do mercado. 

Por fim, não se esqueça que o sucesso de qualquer ação de marketing depende do quanto você conhece o seu público, ou seja, da capacidade de prever a aceitação de uma campanha. Portanto, ao criar o seu calendário, foque nas características do seu cliente para encontrar as datas que representam as melhores oportunidades. 

Vale dizer que, além de saber como fazer calendário de trade marketing, a comunicação com a equipe alocada nos pontos de venda é essencial para garantir a execução correta do que foi planejado e o sucesso do calendário promocional. 

E você, já trabalha com um calendário? Deixe um comentário e divida sua experiência conosco, contando quais a melhores datas para o seu ramo. 

Cases de sucesso SimplusPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário