Como os atributos do produto ajudam na indexação dele na internet?

atributos de um produto
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A apresentação dos itens que serão comercializados em um e-commerce é uma das etapas mais importantes desse negócio. Esse momento de criação dos catálogos requer alguns cuidados específicos. Para isso, você deve elaborar uma descrição persuasiva e criativa e caprichar nos atributos de um produto.

Esses atributos são fundamentais para ajudar os clientes a conhecerem mais sobre o produto que está sendo exibido, influenciando diretamente na decisão final de compra. Trata-se de uma estratégia que esclarece mais sobre as características do produto e acaba sendo uma boa alternativa para as vendas online, uma vez que não é possível tocar os produtos com as próprias mãos.

Quer ajudar o seu cliente na tomada de decisão de compra? Neste post, você vai entender o que são os atributos de um produto e qual a real importância deles para garantir a indexação na internet e como isso funciona. Acompanhe a leitura!

O que são atributos de um produto?

Os atributos de um produto são características e funcionalidades desse item. São as informações técnicas que enriquecem a descrição desses produtos e ajudam a criar um cadastro mais completo, proporcionando uma noção completa sobre o produto e mais clareza aos clientes interessados na aquisição — características físicas, usabilidade, tamanho, funções, cores, custos com manutenção etc.

Os atributos do produto são cadastrados no e-commerce para que os usuários conheçam melhor os produtos comercializados. Trata-se de uma forma de otimizar a compra e também é um verdadeiro estímulo para que o consumidor prossiga na jornada de compra, pois proporciona mais relevância para o produto e influencia positivamente os clientes. A partir dessas informações, o consumidor poderá fazer uma avaliação mais efetiva sobre o produto.

Vantagens da descrição de produto

Ainda não conhece as razões para elaborar uma boa descrição? Conheça, a seguir, as principais vantagens de elaborar uma boa descrição do produto.

Facilita a jornada de compra e venda

A venda na internet vem se tornando uma prática cada vez mais comum. A diferença é que não é possível tocar no produto.

Já imaginou ver o anúncio online de um produto com uma foto de qualidade, mas com poucas informações sobre aquele item? Certamente é um fator que vai impactar a compra. Afinal, se o cliente não encontrar rapidamente as informações de que necessita, ele vai abandonar o site e ir buscar a concorrência.

Por isso, a descrição serve para aproximar o consumidor desse item, pois vai esclarecer as principais dúvidas sobre o produto e facilita o cliente para prosseguir na jornada de compra e venda.

Reduz as solicitações ao atendimento

Ao elaborar uma descrição completa e eficiente sobre o produto, as eventuais dúvidas dos clientes são esclarecidas automaticamente. Assim, as perguntas básicas podem ser respondidas na própria descrição do objeto que está sendo anunciado. Como consequência, as solicitações de atendimento ao consumidor tendem a diminuir.

Afinal, o cliente não precisa entrar em contato com os canais de comunicação do seu e-commerce para perguntar mais características sobre o produto, afinal tudo está devidamente registrado no anúncio e não há necessidade de eles solicitarem atendimento.

Proporciona um melhor posicionamento na busca orgânica

A descrição do produto também influencia na conquista de um melhor posicionamento do seu e-commerce na busca orgânica, permitindo que a página do seu negócio conquiste os primeiros lugares em mecanismos de busca, como é o caso do Google.

Isso porque essas ferramentas de busca realizam uma verdadeira varredura na internet e apresentam as páginas que contêm as informações mais completas e detalhadas sobre os produtos.

Mas, para isso, é importante elaborar uma descrição completa sobre os atributos dos produtos. Utiliza-se palavras-chaves, as imagens são otimizadas, são criados links internos e externos, landing pages etc. Além disso, são utilizadas estratégias específicas, como é o caso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que devem ser aplicadas.

Nesse sentido, quando os usuários pesquisam algum item e digitam o nome de um determinado produto, a sua página de e-commerce vai aparecer entre os primeiros resultados. A conquista de um bom rankeamento em sites de busca só traz vantagens para os negócios.

Auxiliam na indexação dos produtos na internet

Os atributos dos produtos influenciam diretamente na indexação deles na internet. Assim, o cliente pode filtrar a busca e não precisa pegar produto a produto para ler o rótulo e visualizar a embalagem, assim como deve ser feito no mercado. Isso pode ser feito com diversos itens, como produtos sem glúten ou algum ingrediente específico, por exemplo. Além disso, é muito mais fácil fazer esse tipo de busca na internet.

Dicas para criar a descrição ideal

É importante estar atento ao elaborar a descrição dos atributos dos produtos. Conheça algumas estratégias que podem ser utilizadas para a criação de uma boa descrição para os seus produtos:

  • adote a linguagem do seu público-alvo;
  • use palavras claras, objetivas e de fácil entendimento;
  • informe todas as características essenciais do produto;
  • aplique as técnicas de otimização de SEO
  • controle e monitore as páginas que são mais visitadas.

A descrição detalhada e completa sobre os atributos de um produto comercializado no e-commerce é muito mais que estratégia, é necessidade que proporciona uma boa experiência do consumidor e aumentar as chances de concluir vendas. Existem softwares especializados no mercado que desempenham essa função e otimizam o cadastro de mercadorias do catálogo. Portanto, não perca mais tempo e invista em uma ferramenta tecnológica moderna e eficiente para melhorar os resultados do seu negócio!

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