Atributos de produtos: entenda a importância e como uma plataforma pode ajudar

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O momento de fazer a descrição em texto dos itens que serão vendidos em uma loja virtual é um dos mais importantes para o sucesso desse negócio. Afinal, apenas com uma descrição completa e persuasiva é possível tirar dúvidas e mostrar para o cliente como aquela compra pode ser um bom investimento. Para isso, é importante caprichar nos atributos de produtos.

Esses atributos são essenciais para mostrar mais sobre o item e ajudar o consumidor a avaliar se ele atende às suas necessidades, já que o artigo à venda não está ao alcance de seus olhos e mãos.

Quer entender melhor sobre a rotulagem e como ela faz a diferença? Então, continue a leitura!

O que são atributos de produtos?

Podemos definir os atributos de produtos como as informações técnicas que enriquecem a descrição desses itens e deixam o cadastro mais completo, dando maior relevância a esse conteúdo.

O conhecimento desses atributos é importante para que o cliente ou demais comerciantes da rede tenham uma noção completa do produto em questão — não só de suas características físicas, como também de sua usabilidade.

A partir dessas informações, o consumidor consegue fazer uma avaliação mais precisa, percebendo se o item vai realmente suprir as suas necessidades.

Por que os atributos de produtos são tão importantes para o cadastro?

O cadastro de um produto é composto por três pilares que ajudam o cliente a entender melhor o que o item oferece, além de colaborarem com o ranqueamento da busca em uma pesquisa pela web. Esses três pilares são: a imagem, o título e a descrição.

Como a distância não permite que o usuário toque, cheire ou meça o item à venda, é essencial que essa descrição seja muito bem feita. E é nesse ponto que os atributos ocupam um lugar de destaque.

É essencial que você mostre todas as características do item, como peso, tamanho, cor, aroma, possibilidades de uso, material usado, acabamento, entre outros aspectos que permitam o máximo de conhecimento sobre a mercadoria.

Além disso, uma descrição que priorize a experiência do usuário, forneça informações realmente úteis e originais e traga além do que está indicado no rótulo serve como prova da eficiência e da seriedade do e-commerce.

Outros dados podem ser usados como apoio para a atribuição de produtos:

  • benefícios e as vantagens que o item oferece;
  • informações técnicas comentadas, como as consequências positivas que determinada característica oferece. Um óleo essencial de lavanda pode trazer informações sobre seus efeitos relaxantes, de diminuição do estresse, indução a um sono tranquilo etc.;
  • conteúdo de apoio para que o cliente consiga ter uma noção mais clara do produto, como tabelas de tamanho para vestuário e calçados;
  • palavras-chave que facilitem a busca do produto por nome ou por termos relacionados.

Como a descrição afeta as vendas em um e-commerce?

Para quem ainda não entende a influência que uma boa descrição dos atributos dos produtos tem no processo de decisão de compra, alguns dados vão dar uma noção mais clara sobre o assunto.

De acordo com o Opinion Box, especialista em pesquisa de mercado, 87% dos internautas que fazem compras na internet pesquisam sobre os produtos ou serviços que os interessam total ou predominantemente online.

Além disso, ele costuma compartilhar sua opinião sobre os produtos nas redes sociais. Ou seja, uma experiência negativa (como um produto que não atende às descrições) pode ser facilmente denunciado de forma pública, afetando a imagem da sua empresa.

Ao mesmo tempo, a falta de informações importantes na descrição pode fazer com que o cliente desista da compra. Informações apresentadas pela Nielsen mostram que 20% das desistências em um e-commerce estão relacionados com a omissão de informações, ou com dados sobre os produtos apresentados de forma pouco clara.

Essas pesquisas mostram como a disponibilização de todos os atributos do produto trazem uma visão muito mais clara e favorecem o fechamento de negócios, diminuindo a incidência de devoluções ou de desistências.

Como a Simplus pode ajudar?

A Simplus oferece um serviço de captura, validação e distribuição de dados e imagens sobre os produtos com garantia de qualidade. Ele auxilia as vendas do e-commerce e até mesmo os demais fornecedores e pessoas que compõem a rede varejista.

Por meio de uma plataforma extremamente eficiente com mais de 160 atributos, o sistema deixa as informações bem claras. Assim, influencia positivamente a decisão de compra e deixa o consumidor muito mais seguro.

Além de passar uma imagem mais séria e confiável do negócio, essa base de dados pode ser compartilhada entre todos os envolvidos no processo, como varejo, marketing e logística.

O cadastro da Simplus traz atributos bem detalhados, como aqueles relacionados a produtos orgânicos e biodegradáveis, acompanhando uma tendência forte de mercado relacionada ao impacto ambiental.

Otimização do cadastro dos produtos

No entanto, o mais interessante na contratação da plataforma é a possibilidade de otimizar esse trabalho, reduzindo até 99% do tempo gasto para rotulagem. Isso sem abrir mão de uma descrição completa, com todos os atributos das mercadorias em linguagem clara e fotos de alta qualidade.

Como as informações são coletadas diretamente das amostras físicas dos produtos, a partir dos dados indicados nos rótulos, o cadastro é totalmente fidedigno e confiável, além de submetido para a aprovação do contratante antes da publicação.

Possibilidade de integração com o ERP da empresa

A plataforma ainda é preparada para integração e pode ser conjugada com o ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema integrado de gestão), que você já costuma usar, facilitando o acompanhamento do volume de vendas e o controle do estoque. Com esses cadastros, é possível antecipar a venda em até 60 dias, garantindo que lançamentos tenham sucesso e não sofram desistência por indisponibilidade de informações.

Com todas essas informações, fica fácil perceber a importância dos atributos de produtos e como um cadastro bem feito auxilia as vendas, centraliza dados e otimiza fluxos. Vale a pena investir na terceirização desse processo para garantir que o cadastro esteja disponível em tempo hábil, com todas as informações necessárias para que a venda seja realizada.

Quer essa facilidade para o seu negócio? Entre em contato com a Simplus e conheça melhor os nossos serviços e os resultados que podemos proporcionar. Já atendemos gigantes do mercado como Nivea, Danone, Colgate e Johnson & Johnson. Não perca mais tempo!

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